Com o objetivo de aproximar a Ciência à sociedade, criar «laboratórios de ideias», debater dados e resultados científicos sobre várias áreas terapêuticas e estimular a inovação, a  farmacêutica Pfizer Portugal assinou recentemente protocolos de colaboração com instituições académicas de renome na área científica capazes de desenvolver projetos com impacto nacional e internacional, entre os quais se inclui o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S).

Devido à atual situação pandémica mundial, a medicina e a investigação científica têm vindo a ganhar um papel cada vez mais preponderante na sociedade. Por outro lado, os ensaios clínicos, os estudos que permitem obter “dados de vida real” (real world data), e os projetos de educação e literacia em saúde assumiram também crescente importância junto de autoridades, profissionais de saúde e da própria população. É neste contexto que a Pfizer lança este projeto de colaboração com instituições científicas.

Denominado «Real World Life», o projeto prevê a realização semestral de centros estratégicos de reflexão, os chamados “Think Tank», e pela criação de pontes de colaboração entre a Pfizer e várias instituições, nomeadamente o i3S, a Universidade de Aveiro, Universidade NOVA de Lisboa, Associação Centro de Medicina P5 da Escola de Medicina do Minho, e BIOCANT – Associação de Transferência de Tecnologia.

“Esta colaboração prevê ainda a partilha de informação e de visões sobre o conhecimento e a inovação e a análise de propostas de ideias de estudos vindos da Academia, espelhando um verdadeiro espírito colaborativo entre a Indústria Farmacêutica e estas instituições, constituindo assim um passo importante para o futuro da ciência. O objetivo é trazer inovação farmacêutica para Portugal e garantir que os doentes têm acesso às soluções terapêuticas de que necessitam tão cedo quanto possível”, explica Susana Castro Marques, Diretora Médica da Pfizer Portugal.

Para o diretor do i3S, Claudio Sunkel, “a assinatura deste protocolo com a Pfizer Portugal representa um primeiro passo no estabelecimento de relações de colaboração mais intensas entre a nossa instituição e uma grande empresa farmacêutica com o objetivo de identificar projetos de investigação no i3S que possam vir a ter um impacto real na vida dos doentes, e assim, continuar a concretizar esta missão de traduzir a nossa investigação para benefício da sociedade”.