O Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) e o Centro Académico Clínico ICBAS-CHUP – que integra o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e o Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHP) – são dois dos seis mais recentes membros do programa IACOBUS, um acordo de Cooperação Cultural, Científica e Pedagógica entre as Universidades de Ensino Superior e os Centros de Ensino Superior da Eurorregião Galiza – Norte de Portugal. A assinatura do protocolo teve lugar no passado dia 11 de dezembro, em Vigo.

De acordo com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), o i3S, o Centro Académico Clínico ICBAS–CHUP, o Centro Clínico Académico – Braga (2CA-Braga), a Fundación Instituto de Investigación Sanitaria de Santiago de Compostela (FIDIS), a Fundación Profesor Nóvoa Santos e a Fundación Biomédica Galicia Sur integram o Programa IACOBUS, na modalidade “Estadias de investigação”.

Estes novos centros clínicos e de investigação juntam-se assim às 11 instituições do ensino superior  – entre as quais a Universidade do Porto, o INEGI e o INESC TEC – e 22 centros tecnológicos que já integravam o Programa. O objetivo passa por promover o desenvolvimento do ensino superior pré e pós-graduado, a investigação científica e tecnológica e, em especial, fomentar a aprendizagem, a formação de estudantes e professores, assim como a difusão da cultura, na Eurorregião Galiza-Norte de Portugal.

Integração acelerada pela pandemia

Em comunicado, a CCDR-N destaca que “esta incorporação de novas entidades ao Programa IACOBUS surge como resposta à pandemia provocada pela COVID-19, com o objetivo de fomentar a investigação na área da saúde”.

“As instituições do Norte e da Galiza, em colaboração com as universidades vinculadas, a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte) e o Serviço Galego de Saúde (SERGAS) são chamados a desempenhar um papel de destaque no desenvolvimento da Eurorregião como um território partilhado – também no âmbito da investigação científica – especialmente a investigação em saúde”, acrescenta.

Especificamente, o Programa IACOBUS pretende fomentar a cooperação e o intercâmbio entre os recursos humanos de Instituições da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal, visando o desenvolvimento conjunto de atividades formativas, de investigação e de divulgação, em favor da construção de um espaço euroregional integrado.

Uma “excelente oportunidade”para a Galiza e o Norte de Portugal

De acordo com o diretor do i3S, Claudio Sunkel, “com a participação neste sistema de intercâmbio transfronteiriço de professores, investigadores, pessoal administrativo e de serviços, gestores de inovação e técnicos de investigação, desenvolvimento e inovação, pretendemos contribuir para dinamizar a cooperação entre as instituições da Eurorregião Galiza – Norte de Portugal, potenciar a construção de redes e de projetos de I&D&I, e assim, fortalecer a competitividade dos dois territórios”.

Para o ICBAS, que agora se associa ao Programa IACOBUS como constituinte do Centro Académico Clínico ICBAS-CHUP, fazer parte desta rede “representa uma excelente oportunidade, pois permite-nos participar no esforço conjunto estabelecido entre o Norte de Portugal e a Galiza, para a constituição de mais-valias no conhecimento científico”.

Segundo o diretor do Instituto, Henrique Cyrne Carvalho, “a mobilidade entre fronteiras dos vários intervenientes neste cenário poderá participar eficazmente no esforço conjunto da partilha da formação e do conhecimento nas áreas da saúde, no que ao nosso Centro Académico diz respeito”. O responsável tem por isso “uma expectativa muito positiva relativamente ao protocolo agora assinado, em que participou o Prof. Dr. Eurico Castro Alves, na função de Presidente, como representante do CAC ICBAS-CHUP”.

IACOBUS apoia projetos de investigação

A assinatura deste protocolo antecedeu a abertura da 8.ª Convocatória IACOBUS Estadias de Investigação e a 3ª Convocatória IACOBUS – Publicações Científicas (PAPERS), cujo período de candidaturas decorre até 1 de fevereiro de 2021, e que conta com uma dotação financeira total para as duas modalidades de 250 mil Euros.

Nas sete edições anteriores, foram selecionados 964 projetos de investigação – entre 1755 candidatos – abrangendo múltiplas áreas do conhecimento, com um financiamento total de mais de 1 milhão de euros.

Este programa é cofinanciado pelo Programa INTERREG VA Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020.