“É urgente falar sobre saúde mental e sobre as consequências do confinamento” imposto pelo novo coronavírus e é com essa convicção que arrancou esta segunda-feira 15 de março, no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), a Semana Internacional do Cérebro.

Dedicada ao tema «Pandemia e Saúde Mental», esta Semana é organizada pela Sociedade Portuguesa de Neurociências (SPN) e pela Ciência Viva, em conjunto com o i3S e o ICVS, da Universidade do Minho, e decorre até 21 de março.

“Já é evidente que a procura de consultas de psicologia e psiquiatria aumentou consideravelmente, quer devido ao isolamento quer pela multiplicidade de tarefas com que as pessoas estão a ser confrontadas durante o confinamento”, alerta Teresa Summavielle, neurocientista do i3S. E acrescenta: “As pessoas estão profundamente cansadas, em burnout e isso é mais evidente nas mulheres porque são normalmente quem toma conta das crianças em casa, e agora com a sobrecarga do teletrabalho”.

Segundo Teresa Summavielle, as consequências da pandemia na saúde mental são “transversais a todas idades por razões diferentes”, mas têm preocupado particularmente a comunidade científica, que se vê impossibilitada de produzir o que poderia produzir.

“Os prazos de conclusão dos projetos foram alargados por seis meses, mas os orçamentos são os mesmos. Ou seja, a maioria dos investigadores contratados através dos projetos financiados pela FCT terminam os seus contratos, mesmo que o projeto tenha sido estendido. Estas dificuldades deixam as pessoas ainda mais fragilizadas, porque dificultam o cumprimento das metas a que se propuseram e, consequentemente a possibilidade de um novo contrato”, esclarece a neurocientista, que integra a organização da Semana Internacional do Cérebro.

Precisamente com o objetivo de promover o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional na comunidade científica, o i3S, em colaboração com a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da U.Porto (FPCEUP), organiza um ciclo temático de seminários e workshops interdisciplinares sobre «Bem-estar e saúde mental no trabalho». O primeiro seminário, sobre «Stress e Burnout: perspetivas clínicas e moleculares», coincide com o arranque da Semana Internacional do Cérebro. O primeiro workshop, destinado apenas à comunidade da U.Porto, terá lugar a 18 de março.

Do programa desta Semana Internacional do Cérebro constam também várias palestras digitais realizadas nas escolas por neurocientistas de diferentes instituições portuguesas.

Já nos dias 17, 24 e 31 de março , no âmbito do «Brain Gain – À Descoberta das Neurociências», realizam-se palestras sobre «Patologias do Cérebro e Terapias, «Modelos para o Estudo do Cérebro e Bioética» e «Profissões do Cérebro». As sessões deste ciclo, organizado por investigadores do Centro de Neurociência e Biologia Celular (CNC), em colaboração com a SPN, decorrerão das 18h00 e 19h30, via Zoom. A inscrição é gratuita, mas obrigatória.