A investigadora Nair Lopes, do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), é a vencedora da primeira edição do “Prémio Cancro Gástrico do IPO do Porto”, um galardão instituído pelo Instituto Português de Oncologia – Porto (IPO-Porto) e que visa distinguir o melhor artigo em investigação em cancro gástrico publicado nos últimos dois anos.

Denominado “A panel of intestinal differentiation markers (CDX2, GPA33, and LI cadherin) identifies gastric cancer patients with favourable prognosis“, o artigo premiado – já publicado na revista Gastric Cancer – foi desenvolvido no grupo «Differentiation & Cancer» do i3S, liderado por Raquel Almeida, sob a orientação da investigadora Leonor David. Nele, são identificados biomarcadores relevantes no prognóstico de pacientes de cancro gástrico.

Utilizando técnicas de imunohistoquímica baseada em fluorescência por multiplex combinada com análise digital de imagem e imunohistoquímica por cromogénio, os autores descreveram um painel de diferenciação intestinal em cancro gástrico composto pelos marcadores CDX2, GPA33 e LI-caderina. Posteriormente,  observaram que a expressão proteica reduzida ou negativa do painel de diferenciação intestinal identifica doentes de cancro gástrico com níveis de sobrevida particularmente baixos.

Para além da escolha unânime por parte do júri, o estudo agora premiado – com 1000 euros – mereceu também elogios de Mário Dinis Ribeiro, diretor do Serviço de Gastrenterologia do IPO-Porto. Para o também professor da Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP) e investigador do CINTESIS, a investigação em causa “reflete, num trabalho de excelência, a individualização do prognóstico através da determinação de biomarcadores”.

A investigadora Nair Lopes é a primeira autora do artigo premiado. (Foto: DR)

Sobre o Prémio Cancro Gástrico do IPO do Porto

Lançado em 2020, o Prémio Cancro Gástrico do IPO do Porto foi criado pelo Serviço de Gastrenterologia do IPO-Porto face  à elevada incidência de cancro gástrico em Portugal, especialmente no Norte do país, e como forma de incentivar e premiar a investigação científica na área do adenocarcinoma gástrico.

O galardão tem uma periodicidade anual e consiste na atribuição de mil euros ao(s) autor(es) do trabalho distinguido.

As candidaturas a esta primeira edição foram analisadas por um júri composto pelo presidente do IPO-Porto, Rui Henrique, pelo Diretor do Serviço de Gastrenterologia do IPO-Porto, Mário Dinis Ribeiro, pela Diretora do Serviço de Anatomia Patológica do CHSU João, Fátima Carneiro, pelo Diretor do Serviço de Gastrenterologia do Hospital de Santa Maria – CHULN , Rui Marinho e pelo Diretor do Serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Pedro Figueiredo.