“Doutor, o meu boneco está com muitas dores de barriga.” É tudo a brincar, mas o propósito é bem educativo. A partir desta segunda-feira, e até quinta-feira, esta será certamente uma das principais queixas que os futuros médicos da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) vão “ouvir” de centenas de crianças, dos 3 aos 7 anos de idade, em mais uma edição do Hospital dos Pequeninos.

“É uma oportunidade de aprendizagem, tanto para nós estudantes, como para as crianças”, destaca Rita Lopes, uma das responsáveis pela organização da iniciativa. E se para estudantes da FMUP será uma oportunidade de treinarem futuras consultas “a sério”, para os mais pequenos é uma forma de desmistificar medos associados a uma ida ao médico.

“Muitas crianças têm medo de ir ao médico porque não sabem ao certo o que vão encontrar. Através da explicação de vários procedimentos de rotina de forma simples e esclarecedora, queremos mostrar que não há razões para terem qualquer receio”, explica a estudante da FMUP.

Para todos os males

O corpo clínico deste hospital bem especial será composto por duas centenas de “médicos especialistas” . Entre as “especialidades” incluem-se Dor de Barriga, Dor de Cabeça/Febre, Acidente, Falta de Ar/Asma, Constipação/Dor de Garganta e Dor de Dentes, Sala da Alimentação Saudável, Bloco e Análises.

Depois de passarem pela triagem, os mais pequenos fazem a consulta, com a realização do exame físico, medição da temperatura e da pressão arterial e avaliação da boca, ouvidos e garganta dos bonecos. Simultaneamente, podem ir observando o material médico exposto e colocando questões.

Depois da consulta, a criança dirige-se à “Vacinação”, onde lhe será explicada a importância desse procedimento, num discurso adaptado à sua idade. Seguidamente, as crianças reúnem-se para a participação numa atividade sobre alimentação saudável.

O Hospital dos Pequeninos é uma iniciativa do Departamento de Voluntariado, Saúde Pública e Ação Comunitária da Associação de Estudantes da FMUP (AEFMUP).