Cerca de mil crianças irão aprender mais sobre consultas, vacinação e alimentação saudável.

Tornar as visitas ao médico um momento divertido e diminuir o medo das crianças pela “bata branca”. Estes são alguns dos objetivos do Hospital dos Pequeninos da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), um evento que, entre os dias 15 e 19 de outubro, vai levar à FMUP cerca de mil crianças vindas de diferentes pontos do norte do país.

No ano em que celebra dez anos de existência, o projeto de sucesso que tem vindo a ser organizado desde 2003 pela Associação de Estudantes da FMUP (AEFMUP), mantém o objetivo de desmistificar os cuidados de saúde e da doença junto dos mais novos. Pretende-se ao mesmo tempo permitir aos estudantes de Medicina praticarem as aptidões de comunicação com as crianças.

Este ano, em que irá participar uma escola para meninos com necessidades especiais, a organização conta com cerca de mil crianças com idades entre os 3 e os 5 anos, que trarão até ao Salão de Alunos – completamente transformado num “Hospital” – os seus bonecos preferidos, sob o pretexto de estes estarem doentes e necessitarem de ser consultados.

Logo à entrada as crianças vão encontrara Sala da Triagem. A partir daí, serão reencaminhadas para pequenos “consultórios” (“Dor de Barriga”, “Constipação/Dor de Garganta”, “Dor de Dentes”, etc.), onde os “senhores doutores” irão tratar os seus bonecos. Através da realização de exames físicos, medição de temperatura e avaliação da boca, ouvidos e garganta, entre outros, as crianças terão a oportunidade de tirar dúvidas e assim diminuir o receio da “bata branca”.

Após as consultas, haverá momentos de aprendizagem sobre a importância da vacinação e de uma alimentação saudável, num discurso adaptado à faixa etária. Por fim, e para além das áreas mencionadas, existirá um espaço de lazer com diferentes atividades à disposição das crianças, com o contributo de Manuela Ribeiro, professora da FMUP e autora de livros infantis.

O “Hospital dos Pequeninos”, a cargo do Departamento de Saúde Pública e Reprodutiva da AEFMUP, vai funcionar durante os cinco dias das 10 às 12 horas e das 14 às 17 horas.