Hospital Santo António

O Centro Hospitalar do Porto foi considerado o melhor hospital central e universitário do país.

No mesmo dia, o Centro Hospitalar do Porto (que engloba o Hospital Santo António) e o Centro Hospitalar de São João, casas do ensino clínico de Medicina do ICBAS e da FMUP, foram considerados os melhores hospitais públicos de Portugal em dois estudos distintos.

O Centro Hospitalar do Porto foi, pelo segundo ano consecutivo, distinguido como o melhor dos hospitais centrais e universitários portugueses no ranking elaborado pela IASIST (empresa multinacional que se dedica a estudos para organizações prestadoras de cuidados de saúde) e patrocinado pelo Ministério da Saúde.

O próprio Ministro da Saúde marcou presença na cerimónia de entrega de prémios “TOP 5 – A Excelência dos Hospitais Portugueses” que consagrou a parceria existente entre o Centro Hospitalar do Porto e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS) como um Centro Académico Clínico de excelência com elevada diferenciação e qualidade formativa nas áreas do ensino e investigação médica.

O estudo da IASIST avaliou os hospitais portugueses através de nove indicadores de desempenhado: índice de mortalidade ajustado pelo risco; índice de complicações ajustado pelo risco; índice de readmissões ajustado pelo risco; índice de cirurgia de ambulatório ajustado; índice de cesarianas ajustado; índice de demora média ajustado; doentes padrão por médico; doentes padrão por enfermeiro; custos operacionais por doente padrão.

Os dados foram recolhidos através da plataforma de informação da Administração Central do Sistema de Saúde e analisado depois o desempenho das unidades hospitalares com a mesma dimensão e nível de diferenciação, na qualidade assistencial, eficiência e adequação.

HSJ

O Centro Hospitalar de São João lidera o ranking de hospitais públicos da Escola Nacional de Saúde Pública.

O Centro Hospitalar de São João também repetiu o primeiro lugar da “Avaliação de Desempenho dos Hospitais Públicos (Internamento) em Portugal Continental” realizada anualmente pela Escola Nacional de Saúde Pública.

Pela oitava vez em 11 anos, o centro hospitalar associado à Faculdade de Medicina da Universidade do Porto ocupa o primeiro lugar deste ranking da qualidade/efetividade dos cuidados prestados em internamento pelos hospitais portugueses.

Para além de ocupar o primeiro lugar da classificação geral, o Centro Hospitalar de São João ocupa a primeira posição no que toca ao tratamento de doenças cardíacas e vasculares, das doenças digestivas, infeciosas, neurológicas e nas doenças do sangue e órgãos linfáticos e hematopoéticos.