Cristiana Vieira, curadora do Herbário (PO) do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP), foi distinguida com uma das dez bolsas concedidas pela International Association for Plant Taxonomy no âmbito do programa “Small Collections Grants”, destinado à promoção de coleções de herbário em todo o mundo.

Concebido e coordenado por Cristiana Vieira, o projeto agora distinguido tem como principal objetivo o estudo e a promoção das coleções botânicas integradas no Herbário do MHNC-UP que foram constituídas no contexto de missões privadas a África realizadas entre 1912 e 1970, e que se encontram ainda por catalogar.

Este riquíssimo património inclui mais de 15,000 exemplares, dos quais 3000 representam grupos botânicos como algas, fungos, líquenes, briófitas (entre as quais os conhecidos “musgos”) e pteridófitas (entre as quais os conhecidos “fetos”).

Com este projeto, pretende-se então dar a conhecer – através da recolha de imagens de alta resolução de toda a coleção Africana e da construção de uma base de dados robusta – as viagens realizadas, os seus protagonistas e todas as informações relevantes acerca dos exemplares que foram recolhidos.

Herbário do MHNC-UP

O estudo vai incidir sobre mais de 15000 exemplares recolhidos em missões a África, realizadas entre 1912 e 1970. (Foto: DR)

Um tesouro por descobrir

Para Cristiana Vieira, “esta oportunidade permitirá focar a atenção detalhada em coleções que, até agora, eram desconhecidas do público científico e geral, uma vez que foram doações ao Herbário de coletores e botânicos da Universidade do Porto que, em viagem pessoal ou profissional, colheram também plantas ou fungos e depois os trouxeram ou enviaram para Portugal”.

“Muitas delas são de regiões Africanas pouco exploradas e envolvem viagens em cenários naturais que já poderão estar modificados. Daí o interesse destas coleções – elas permitem espreitar o passado botânico de algumas regiões naturais e recolher informação etnobotânica de algumas zonas povoadas”, acrescenta a curadora do MHNC-UP.

Este projeto potenciará também a colaboração com outros herbários. “Uma vez que temos muitos espécimes duplicados, iremos propor a herbários nacionais e estrangeiros a troca de espécimes para, simultaneamente, salvaguardarmos estas informações e enriquecermos a nossa coleção com espécimes diferentes”, projeta Cristiana Vieira.

Cristiana Vieira, curadora do Herbário do MHNC-UP

O projeto é coordenado por Cristiana Vieira, curadora do Herbário do MHNC-UP. (Foto: DR)

O potencial é tremendo. Nas palavras da curadora, “são milhares de exemplares que estão por conhecer e, certamente, revelarão muito sobre a vegetação, a relação das pessoas com a natureza e o valor do relevante papel que o MHNC-UP poderá ter na conservação da flora nativa destas regiões.”

A edição de 2019 do competitivo programa “Small Collections Grants” contou com um total de 107 candidaturas. Destas, apenas dez foram selecionadas para financiamento, entre as quais o projeto ““Segredos africanos da reserva no Herbário PO: revelando colecionadores e espécimes africanos do século XX trazidos em missões botânicas privadas”, de Cristiana Vieira.