O Hackacity, um hackathon direcionado a todos os entusiastas da ciência de dados, está de volta no próximo dia 13 de maio, em formato presencial, e contará com o envolvimento do Departamento de Ciência de Computadores, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).

O objetivo é explorar dados disponibilizados pela cidade para melhorar a qualidade de vida de quem vive ou visita o Porto. A competição tem candidaturas abertas até 6 de maio.

O evento, no qual será possível participar individualmente ou em equipa, procura criar oportunidades únicas para que todos os interessados e profissionais da área da ciência de dados possam explorar soluções inovadoras para os desafios do nosso dia-a-dia.

No Hackacity, participarão como mentores os docentes da FCUP, Rita Ribeiro e João Vinagre, que estarão responsáveis pelo acompanhamento e aconselhamento das equipas.

No arranque do evento, no dia 13 de maio, decorrerá a primeira fase do City Data Challenge, em formato online. Já no dia 20 do, no Estádio do Dragão, terá lugar a segunda fase, que consistirá nas apresentações finais das propostas dos participantes. Nesse dia realizar-se-á ainda o Data Without Borders, uma atividade de resolução de desafios em contrarrelógio.

Esta é uma iniciativa da Câmara do Porto, coordenada pela Associação Porto Digital e conta com a Ripply como parceiro estratégico.

O Município disponibiliza um Portal de Dados Abertos que funciona como repositório de dados, mas também como interface colaborativo e de participação ativa para os cidadãos, as empresas, a academia, as instituições e demais organizações e entidades das mais diversas áreas de intervenção, numa estratégia de governação mais transparente e participativa.

Na última edição, em 2019, no qual a FCUP esteve também envolvida, o Hackacity registou um total de 143 participantes, divididos por 30 equipas. Os participantes vieram de 24 empresas, quatro centros de investigação e sete instituições de ensino superior, sendo maioritariamente cientistas de dados e engenheiros de software, mas também estudantes de outras áreas científicas, numa interessante combinação de experiência empresarial e académica.