Quem nunca quis espreitar por trás da cortina? Ou abrir uma porta que esteve sempre fechada… E se por trás da cortina estiverem os bastidores de um museu e as infinitas formas da natureza servir de inspiração para as artes, as letras e as ciências? Em qualquer museu, o público tem apenas acesso a uma parte ínfima das coleções. E o resto? É isso que o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP) se propõe a desvendar através de um conjunto exclusivo de experiências culturais e científicas abertas a toda a comunidade e pensadas para todos os públicos.

Com esta iniciativa inédita pretende-se então levantar o véu das valiosas coleções do MHNC-UP e, pela mão dos curadores das reservas, dar a conhecer o trabalho que se faz nos bastidores do museu. Pelo caminho, revelam-se algumas das peças especiais das coleções centenárias do Herbário e dos núcleos de arqueologia/etnografia e de zoologia da Universidade do Porto.

Drosera rotundifolia diz-lhe alguma coisa? Tem folhas em forma da palma de uma mão e os dedos são pelos que libertam uma goma que agarra as vítimas e as imobiliza. Depois segrega um ácido que as vai digerir. Vive nas montanhas do Norte e do Centro de Portugal. E uma Drosophyllum lusitanicus? As folhas parecem minhocas com pelos minúsculos que prendem e, ao mesmo tempo, fazem a digestão da vítima. São duas plantas carnívoras, agora absolutamente inofensivas. Fazem parte da “beleza escondida entre os papeis” das coleções botânicas do Herbário do MHNC-UP.

A iniciativa propõe visitas exclusivas às reservas do Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto (Foto: DR)

Isto, e muito mais, pode agora ser explorado ao vivo – e com toda a segurança necessária em tempos de pandemia – Nos Bastidores do Museu. Com duração de  cerca de 45 minutos, cada experiência pode ser usufruída por um máximo de quatro pessoas e terá um custo de 24,50 euros.

O kit – que pode ser adquirido no site da Loja da U.Porto – inclui ainda quatro bilhetes de acesso às exposições temporárias patentes no Polo Central do MHNC-UP.

Mão na Massa!

A oferta de experiências exclusivas inclui também oficinas botânicas, de escrita criativa e artísticas.  É o caso da a Vida Do Jardim, que desafia a explorar o Jardim Botânico e toda a biodiversidade que nele habita. Destinada a um máximo de quatro pessoas, a experiência tem a duração de 120 minutos e um custo de 50 euros.

Para quem pretender uma viagem pela arte, ciência e literatura, então há outras propostas: Pode ser um sábado em família? Vamos até à Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva para participar numa oficina de Arte e Ciência em Família, em que a natureza serve de inspiração às artes e às ciências. Outra opção será, após a visita a uma das exposições do museu, fazer connosco uma oficina de escrita criativa personalizada e ficar a conhecer algumas ferramentas de escrita criativa aplicáveis a diversas áreas. Sentamos para Contar Histórias No Museu.

Esta é uma oportunidade única para, sempre em plena segurança, desenvolver a imaginação e a criatividade. Pensadas para um máximo de quatro pessoas, estas oficinas custam 24,50 euros e têm a duração aproximada de uma hora e meia.

Resta dizer que os vouchers para todos estes kits de experiências culturais e científicas têm prazo de validade de 12 meses a partir da data de aquisição. Podem ser comprados online e serem enviados por correio. Toda a informação está acessível no portal do portal do MHNC-UP.

Mais informações através do e-mail [email protected].