“Como é que as Ciências da Nutrição se relacionam com a sociedade e outros saberes? Da Arquitetura à Literatura e à Economia, numa conversa quase à mesa”, este podcast surge “no ano em que a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da U.Porto (FCNAUP) comemora 47 anos de existência”. É assim que Pedro Graça, diretor da FCNAUP, apresenta Pensar Nutrição, um novo podcast, também disponível no website da Casa Comum

No primeiro podcast, ou nesta primeira aventura de conhecimento dos “mundos paralelos” da Nutrição, Pedro Graça conversa com Paulo Farinha Marques, professor de Arquitetura Paisagista na Faculdade de Ciências da U.Porto e diretor do Jardim Botânico.

“A primeira área de paragem tinha de ser onde tudo começou. Nas plantas que são alimento e fonte de vida dos seres humanos e do seu planeta”, apresenta Pedro Graça. “As plantas estão na base da vida”, responde Paulo Farinha Marques, sendo que, paradoxalmente, “há um grande desconhecimento sobre elas, o que dificulta a aproximação”…

Mas a conversa foi muito mais além. Se pensarmos em ambiente alimentar… Isto influencia, ou não, o comportamento humano? Se um arquiteta paisagista integrar bebedouros em zonas verdes, está ou não a incentivar o consumo de água sem recurso a água engarrafada? Está, ou não a provocar um impacto positivo no ambiente? E os jardins curativos em ambientes hospitalares? A conversa abordou a saúde, o bem estar e a beleza. Quanto, da organização de um espaço, de um conjunto de plantas, nos toca os meus sentidos? A conversa termina com o perfume das camélias… o resto… é para ouvir.

Quebrar muros

A Nutrição é multidisciplinar, atravessa várias áreas e “o que queremos perceber é como as outras áreas nos veem”, afirma Pedro Graça.

“Quando se fala de IVA nos alimentos, quando se fala de alimentação, falamos de economia ou nutrição?” Claro que Economia é a próxima área a explorar, nesta “conversa quase à mesa”, neste caso com Manuel Varejão, Diretor da Faculdade de Economia da U.Porto (FEP).

Indissociável da alimentação é também a Sociologia, e na mira está já áreas como a Literatura e a Matemática. O que tem a Matemática a ver com alimentação? Não nos ajuda a construir modelos matemáticos que preveem a probabilidade de adoecermos? E na medição da balança “entre o que entra e o que sai, na direta relação com o esforço que fazemos”. Claro que o Direito também vai ser chamado à conversa! Basta pensarmos, lembra Pedro Graça, na necessidade de estabelecer limites “à publicidade e ao marketing de alimentos dirigidos a crianças”.

Treinar as competências comunicacionais sempre foi tradição da FCNAUP, daí que, na impossibilidade de criar uma rádio, tenham surgido as Ondas Nutricionais. Uma ferramenta de comunicação dirigida a todos os públicos.

Acima de tudo, sublinha Pedro Graça, “quando conversamos, quebramos muros”, e a Universidade abarca esta dimensão de colaboração, de criação em conjunto”. E é essa integração de saberes, esse lado “multidisciplinar” do conhecimento que se pretende potenciar.

De resto, acrescenta o nutricionista, “na Faculdade encaramos a alimentação como “um ato cultural”. Ou seja, como um fenómeno que se caracteriza por uma forte vertente de integração “no meio sociocultural”.

O Pensar Nutrição pode ser acompanhado aqui ou na página de Podcasts da Casa Comum.