Rui Miguel Oliveira Marques, estudante do 3.º ano da Licenciatura em Design da Comunicação da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), é o autor do projeto selecionado para a ilustração e design/ rotulagem das embalagens das tabletes de chocolate da marca Chocolataria Equador.

O projeto selecionado resulta de uma parceria entre a FBAUP e a Chocolataria Equador, tendo em vista o desenvolvimento de ilustrações e design de embalagem / rotulagem para a marca, seguindo os critérios e parâmetros da mesma e surge no âmbito da unidade curricular (UC) de Design I da licenciatura em Design de Comunicação (LDC) da FBAUP do ano letivo 2021-22, regida pelo docente Joaquim Antero Magalhães Ferreira.

O projeto Rui Marques. Ilustrações 2022 consagra, da melhor forma possível, o último ano desta UC que deu lugar, já este ano letivo, às novas UC Projeto 2 e Projeto 3 da recém reformulada LDC, para além do ato em si mesmo, a transferência artístico-tecnológica que se impõe.

Inspirados na linguagem visual da arte de rua, os grafismos produzidos por Rui Miguel Oliveira Marques sugerem juventude, movimento e irreverência, em consonância com os sabores frescos e intensos resultantes dos citrinos exóticos aliados aos chocolates da Equador.

Todos os grafismos são originais e desenvolvidos dentro da filosofia da marca, sempre com o objetivo estabelecer um equilíbrio consciente entre a comunicação visual, a função e o impacto ambiental.

A Chocolataria Equador tem loja na Rua Sá da Bandeira, um espaço mais virado para turistas na Rua das Flores, e abriu, mais recentemente, uma loja na Rua Sousa Viterbo.