Estão abertas as candidaturas para o ClimateLaunchpad, o programa internacional que visa premiar as melhores ideias de negócio que estejam a combater as alterações climáticas. Em Portugal, a maior competição cleantech do mundo é organizada pela UPTEC — Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, LIPOR e Fórum Oceano/Hub Azul.

Agricultura, ar e meio ambiente, energia limpa, indústria limpa, armazenamento de energia, eficiência, transporte e água: são as categorias da iniciativa da União Europeia que quer fazer crescer os projetos cleantech de todo o mundo.

Os três vencedores da final nacional do ClimateLaunchpad vão representar Portugal na final regional da competição, usufruir de incubação gratuita na UPTEC durante quatro meses, além de mentoria, formação e outros prémios atribuídos pelos parceiros do programa.

Em Portugal, são vários as entidades que se associam à maior competição cleantech. A edição de 2023 conta com o apoio da 3xP Global, Faber, Ordem dos Engenheiros – Região Norte, Câmara Municipal de Matosinhos, Crowe, Point Green Venture, S317 Consulting, Vieira de Almeida, Prio, Galp, Smart Waste Portugal e Pacto Português para os Plásticos.

Os três vencedores da Final Nacional vão ter acesso a incubação gratuita na UPTEC durante quatro meses, a formação nas áreas de impacto, sustentabilidade e/ou marketing no valor de 1000 euros da 3xP Global, vales de formação de 1000 euros da Ordem dos Engenheiros – Região Norte, a 16 horas de consultoria da Point Green Venture e S317 Consulting, bem como a 15 horas de apoio jurídico da Vieira de Almeida, entre outros prémios. 

Ao longo do programa, todos os participantes vão ter oportunidade de participar num curso online e num bootcamp intensivo de três dias com um formador certificado da EIT Climate-KIC, a principal iniciativa da União Europeia em inovação associada ao clima. Além disso, terão acesso a treino de pitch e sessões de mentoria com especialistas em sustentabilidade ambiental e economia circular, incluindo profissionais da UPTEC e das restantes entidades organizadoras do programa em Portugal.

Desde o início desta competição, em 2014, já se candidataram ao ClimateLaunchpad quase 14 mil ideias de negócio de 59 países de todo o mundo.  A decorrer em Portugal desde 2016, o programa já recebeu mais de 130 candidaturas, apoiou mais de 70 equipas e mais de 140 participantes. Além disso, Portugal conta também com três vencedores internacionais – Pavnext, Eco2blocks e Mudatuga.

As candidaturas para ideias portuguesas que combatam as alterações climáticas estão abertas até 14 de maio , mediante o preenchimento do respetivo formulário.