Guia online da restauração vale prémio a investigador do INESC TEC

Leonel Dias (INESC TEC)

Está longe de casa, tem  fome e não sabe onde comer. Agora imagine que tinha uma ferramenta capaz de lhe sugerir o restaurante ideal, tendo em conta a sua localização e os seus gostos. Pois bem, esse “guia” pode muito bem vir a ser o “Mobile Advertising para a Restauração”, uma aplicação desenvolvida por Leonel Dias, investigador do INESC TEC, que acaba de arrecadar o terceiro prémio da Categoria Geral no Concurso de Ideias “Mentes Brilhantes …na Restauração”, promovido pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP).

O projeto distinguido apresenta-se como uma plataforma que oferece informação atualizada e dinâmica, em tempo real, sobre hotéis, restaurantes, bares e outros serviços de restauração. De acordo com o seu mentor, esta é “uma solução única e inovadora, que irá revolucionar as aplicações existentes para o setor da restauração”.

O “Mobile Advertising para a Restauração” fornece sugestões sobre determinados locais, “com base em recomendações sobre informação georreferenciada e publicidade contextual que, após uma parametrização sumária do perfil do utilizador, seja capaz de o levar não só aos melhores locais, mas também aos locais que sejam realmente do seu interesse”, acrescenta Leonel Dias.

A aplicação é assim de “extrema importância” para o ramo da restauração, constituindo um interface privilegiado para os empresários divulgarem o seu espaço de negócio. O investigador do INESC TEC acredita que a solução “irá ditar um novo estado da arte do sector da restauração, um novo produto capaz de se cotar como uma verdadeira referência nacional, dando ao mercado da restauração, soluções de alto valor tecnológico, diferenciadoras, que garantem uma imagem de excelência, e que ao mesmo tempo potenciam o negócio”.

O concurso “Mentes Brilhantes…na Restauração” foi realizado no âmbito do projeto de investigação aplicada “Restaurante do Futuro”, iniciativa promovida pela AHRESP, com o objetivo de contribuir para a qualificação transversal do setor da restauração. Os resultados deste concurso foram divulgados no passado dia 15 de outubro.