Depois de um pitch de seis startups do UPTEC, seguiu-se um almoço de networking. (Foto: UPTEC)

O Grupo José de Mello, um dos maiores grupos empresariais de Portugal, ao qual pertencem empresas como a Brisa ou o Grupo CUF, visitou recentemente a Universidade do Porto. A sessão, organizada pela U. Porto Inovação, teve lugar no Edifício Central do UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto. e contou com a presença de quatro elementos do grupo: Ana Casaca, Diretora de Inovação do Grupo José de Mello; Pedro Veiga Costa, responsável pela área de aceleração da Brisa; Micaela Cabral, da direção de planeamento estratégico da CUF e Rita Ralha, responsável pela área de inovação e aceleração da José de Mello Saúde.

Um dos principais objetivos do encontro foi apresentar as atividades da U.Porto Inovação, principalmente as dedicadas à aceleração de negócios de base tecnológica e à interação com as empresas. Com o intuito gerar mais aproximação às tecnologias e atividades de inovação nas áreas de mobilidade, saúde e química, o Grupo José de Mello teve a oportunidade de conhecer a Addvolt, Masdima, Miew, Sphere Ultrafast Photonics, IDEIA.M e SurgeonMate, startups incubadas no UPTEC

A Addvolt apresentou o seuwetruck, uma tecnologia que permite alimentar a unidade frigorífica de um veículo utilizando a energia gerada pelo mesmo. Já a SurgeonMate deu a conhecer os seus óculos de proteção individual para cirurgiões com capacidade de realizar registo vídeo e audio, e a Masdima o software que permita às empresas de controlo de tráfego aéreo, caminhos-de-ferro, metropolitanos e autocarros, logística, entre outros, controlar as suas operações e gerir de forma eficiente as irregularidades que possam afetar essa operação.

Na sessão de pitch também estiveram presentes a Miew, estúdio de software, design & multimédia que já desenvolveu interfaces gráficos para o sector da saúde; a Sphere Ultrafast Photonics  que desenha e fabrica de tecnologia laser ultra-rápida aplicada desde terapia e diagnóstico avançado em oftalmologia até ao processamento de materiais de alta precisão; assim como a IDEIA.M, uma agência de design e inovação que já criou, por exemplo, wearables para monitorização de sinais vitais produtos na área da saúde.

O encontro terminou com um almoço de networking entre os representantes do Grupo José de Mello, UPTEC, U.Porto Inovação e startups. Tratou-se de um encontro preliminar com o intuito de gerar reuniões futuras entre a Universidade e o Grupo José de Mello, para que daqui possam surgir sinergias benéficas para ambos.