Considerado um dos mais duradouros grupos académicos do país, o Grupo de Fados de Medicina do Porto vai comemorar, no próximo dia 23 de março, o seu 30.º aniversário.

Numa noite que se espera pautada por vários momentos de emoção e saudade, o World of Wine, em Vila Nova de Gaia, é o local escolhido para acolher o reencontro de várias gerações de médicos e fadistas que construíram a história deste grupo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) ao longo dos anos.

“Se é verdade que celebramos três décadas recheadas de trabalho, compromisso e, acima de tudo, prazer e orgulho naquilo que nos caracteriza, também é certo que a essência que juntou aqueles primeiros estudantes sonhadores apenas se tornou mais forte”, revelam os atuais membros do Grupo de Fados.

Passados estes anos, o grupo destaca-se como um dos mais antigos e notáveis da Academia do Porto, contando com quatro trabalhos discográficos produzidos e uma mão cheia de temas originais.

“É com o maior brio que o Grupo de Fados de Medicina do Porto continua a divulgar e a enaltecer o Fado-Canção de Coimbra, dando assim voz à mais conhecida e querida tradição lusitana”, sublinham os futuros médicos fadistas.

Na antecâmara da comemoração do trigésimo aniversário, o Grupo de Fados irá organizar, no dia 22 de março, no Salão de Alunos, a “Noite de Medicina”, com a participação de outros grupos académicos da FMUP.

Os bilhetes, que garantem a entrada nos dois eventos, já podem ser adquiridos no piso 01, junto à AEFMUP.

Sobre o Grupo de Fados de Medicina

Alguns dos membros fundadores do Grupo de Fados de Medicina do Porto.

Fundado em 1992, o Grupo de Fados de Medicina do Porto “apresenta-se com o intuito primordial de divulgar e engrandecer o Fado-Canção de Coimbra, dando assim voz ao mais puro academismo estudantil português”.

Ao longo das últimas três décadas, sucessivas gerações de jovens aspirantes a médicos conciliaram, com paixão, o estudo da Medicina e o fado académico, levando as suas baladas estudantis do Canadá até à China, com passagens pelo Brasil, Argentina e Austrália.

Com quatro trabalhos discográficos publicados, o grupo estudantil da FMUP estreou-se com “Serenata” (2004), ao qual se seguiu “Coimbra num Porto de abrigo” (2007), “Porto de Honra” (2013) e, mais recentemente, o álbum comemorativo dos 25 anos, editado em 2020.