Para Gonçalo Silva, “a Universidade do Porto foi sempre a primeira opção”. O estudante de Vale de Cambra nunca considerou outra universidade, devido ao “prestígio, qualidade e tradição” da U.Porto. Ingressou, assim, no Mestrado Integrado de Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS).

Uma escolha considerada “óbvia” pelo estudante de 19 anos e que se revelou, apesar de “desafiante”, numa “experiência verdadeiramente enriquecedora”, tanto pelo contacto com “novas áreas de conhecimento” como pela criação de “amizades com pessoas” com interesses semelhantes. Ainda, o “grande espírito de entreajuda entre colegas” foi algo que tornou o processo de adaptação de Gonçalo “muito mais rápido e fácil”.

Para além de usufruir “de todas as experiências que a universidade e a vida académica proporcionam”, o estudante revela que o seu foco “está em terminar o curso e em aprender”. Com média de 19,15 valores no 1º ano do curso, Gonçalo Silva foi um dos 20 estudantes da U.Porto distinguidos com o Prémio Incentivo 2022,. Para Gonçalo, “a maior recompensa são o conhecimento e a experiência que a universidade proporciona”, mas admite que é “muito gratificante ver o trabalho reconhecido”.

– O que te motivou a escolher a U.Porto?

A Universidade do Porto foi sempre a minha primeira opção. Admito que nunca cheguei a contemplar seriamente ingressar num curso em qualquer outra universidade. É uma instituição que, pelo seu prestígio, qualidade e tradição tornaram a escolha óbvia.

– O  que gostaste mais no primeiro ano na Universidade?

O primeiro ano foi, previsivelmente, desafiante, constituindo um período de adaptação a um novo ciclo de estudos e, claro, a toda uma nova realidade. Foi para mim uma experiência verdadeiramente enriquecedora, não só por ter tido contacto com novas áreas do conhecimento, mas por ter feito amizades com pessoas que acompanharei ao longo do curso e cujos interesses partilho. Conhecendo melhor a realidade do ICBAS, devo dizer que o grande espírito de entreajuda entre colegas tornou este processo de adaptação muito mais rápido e fácil.

– O que gostavas de ver melhorado na Universidade?

Possivelmente mais investimento nas infraestruturas e espaços físicos da faculdade.

– Qual a importância do Prémio Incentivo para ti?

Sinto-me honrado e agradeço à U. Porto este prémio. É sempre muito gratificante ver o trabalho que desenvolvemos ser reconhecido não esquecendo, no entanto, que a maior recompensa são o conhecimento e a experiência que a universidade nos proporciona ao longo dos anos.

– Quais são os teus planos para o futuro?

Como aluno do 2º ano, creio ser muito cedo para perspetivar sobre o que será um futuro daqui a 10 anos. Por agora, todo o meu foco está em terminar o curso e em aprender, sempre mais, todos os dias, usufruindo de todas as experiências que a universidade e a vida académica proporcionam, contribuindo não só para a minha formação como profissional mas também para a minha realização enquanto pessoa.

– Se tivesses de descrever a U.Porto numa palavra, qual seria?

Oportunidade.