Gonçalo Pinto destaca a Universidade do Porto “pelo seu prestígio e qualidade de ensino”, nomeadamente, na área da engenharia. Esta foi uma das suas maiores motivações – juntamente com a proximidade a casa (Custóias) e os “conselhos de familiares” – na escolha da licenciatura em Engenharia Informática e Computação da Faculdade de Engenharia (FEUP), onde ingressou no ano letivo 2020/2021.

“Bem acolhido pela comunidade académica” e com uma média de 18,75 valores no primeiro ano, o estudante de 19 anos tem tudo para alcançar os seus objetivos na área predileta. Para já, foi um dos 20 estudantes da U.Porto distinguidos com o Prémio Incentivo 2022, distinção que Gonçalo Pinto vê como uma “recompensa” pelo seu esforço e uma “motivação extra para continuar com um bom desempenho académico”.

– O que te motivou a escolher a U.Porto? 

Para além de ser uma Universidade localizada perto da minha área de residência, escolhi a U.Porto pelo seu prestígio e qualidade de ensino que oferece a todos os estudantes, designadamente, na área de engenharia. Conselhos de familiares também pesaram na minha decisão. 

– O que gostaste mais no primeiro ano na Universidade? 

 No meu primeiro ano senti que fui bem acolhido pela comunidade académica em geral, o que facilitou a minha integração na universidade. 

– O que gostavas de ver melhorado na Universidade? 

 Acredito que a ferramenta “SIGARRA” podia ser melhorada, de modo a ficar mais intuitiva para todos os que a usam. 

– Qual a importância do Prémio Incentivo para ti? 

 Eu vejo este prémio como uma recompensa pelo meu esforço no primeiro ano, dando-me motivação extra para continuar com um bom desempenho académico. 

– Quais são os teus planos para o futuro? 

 Quero continuar a aprender e terminar um projeto académico que me permita entrar no mundo do trabalho com as ferramentas necessárias a alcançar todos os meus objetivos na área da engenharia informática, onde espero ser um bom profissional. 

– Se tivesses de descrever a U.Porto numa palavra, qual seria? 

Qualidade.