Apaixonado pelo mundo dos computadores, Gonçalo Pascoal descobriu desde muito cedo qual seria a sua “primeira escolha” quando se candidatasse ao ensino superior. “Mesmo antes de iniciar o ensino secundário, ser estudante na FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto] era um grande objetivo meu”, diz. E alcançou-o em 2018, quando ingressou no Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação da FEUP.

“Aquilo de que mais gostei no primeiro ano na Universidade foi sentir que escolhi uma área de estudos que se adequa perfeitamente às minhas aspirações e interesses”, confessa o estudante natural de Vila do Conde. O “casamento” deu resultado. Com uns redondos 19 valores de média no 1.º ano do curso, Gonçalo conquistou um lugar entre os 21 estudantes da U.Porto que vão ser distinguidos com o Prémio Incentivo 2020. Uma distinção que encara como “uma grande fonte de motivação para continuar a trabalhar afincadamente ao longo do curso”.

O que te motivou a escolher a U.Porto?

A Universidade do Porto sempre foi a minha primeira escolha, tanto por ser uma das mais prestigiadas do país como pela sua proximidade. Mesmo antes de iniciar o ensino secundário, ser estudante na FEUP era um grande objetivo meu.

O que gostaste mais no primeiro ano na Universidade?

Aquilo de que mais gostei no primeiro ano na Universidade foi sentir que escolhi uma área de estudos que se adequa perfeitamente às minhas aspirações e interesses. Além disso, a grande maioria dos docentes mostrou-se sempre disponível para esclarecer dúvidas ou discutir conceitos relativos ao material lecionado. Outro aspeto positivo foi estar rodeado de colegas que partilham o meu interesse pelos diversos tópicos da Engenharia Informática.

O que gostavas de ver melhorado na Universidade?

Acredito que o aspeto principal que gostaria de ver melhorado é o SIGARRA, visto que por vezes, encontrar a informação pretendida é um processo complicado e pouco intuitivo.

Qual a importância do Prémio Incentivo para ti?

Além de ser um reconhecimento do meu esforço e empenho durante este primeiro ano, o Prémio Incentivo é uma grande fonte de motivação para continuar a trabalhar afincadamente ao longo do curso.

Quais são os teus planos para o futuro?

Quero continuar a aplicar-me durante o ensino superior e aprofundar o meu conhecimento em diversas áreas, não só as que estão diretamente relacionadas com a Engenharia. Também tenho considerado inscrever-me no programa Erasmus, já que me parece ser uma excelente oportunidade para alargar os meus horizontes pessoais e culturais. Depois da Universidade, gostaria de trabalhar na área do desenvolvimento de software.

Se tivesses de descrever a U.Porto numa palavra, qual seria?

Estimulante. Acho que esta palavra descreve perfeitamente aquilo que sinto não só quanto ao conhecimento que tenho vindo a adquirir mas também quanto às amizades formadas nesse caminho.