Não só antecipamos como prolongamos a festa mais importante da cidade, celebramos os 135 anos do Jornal de Notícias (JN) e alimentamos uma das mais antigas tradições do diário: o concurso das quadras de São João. Tudo isto sob a batuta do histórico jornalista Germano Silva. Que outro programa poderia ser melhor? Quem vier da Rua dos Clérigos e atravessar as arcadas do edifício da Reitoria da Universidade do Porto, vai sentir logo “um cheirinho” do que pode encontrar na Casa Comum. Figuras de cerâmica, algumas do século XVIII e que o 92.º Doutor Honoris Causa da U.Porto conservou até hoje, ervas aromáticas ligadas à época sanjoanina, balões… Quadras de São João. O Concurso do JN é o título da exposição que inaugura dia 2 de junho, às 18h00.

Já cheira a São João e, por isso, decidimos engalanar as vitrines sendo que, a cada uma, vai corresponder um tema. Proteção garantida contra pragas e invejas, de que falamos? Do alho-porro, claro. E outras ervas aromáticas que vão poder ver, por fora da vitrine. E cheirar, assim que entrarem.

Menos agressivo ao nariz e mais certeiro no crânio é?… O martelo. Vamos ter muitos, de variadas cores e feitios. Balões também… Ainda assim, o mais provável é que queira ver primeiro outra vitrine: A das figuras de cerâmica. O que vai ver na “Cascata” pertence a Germano Silva. E o manjerico, pode faltar? Já agora…e o cravo? Quem vai dissolver mitos e, realmente, contar a história do São João? Já lá vamos.

O Voto ao povo

Leva-nos até ao final dos anos 1920, aquele que é o grande destaque da exposição: o concurso das quadras de São João. Coordenado agora por Germano Silva, este é, talvez não saiba, o concurso mais antigo em vigor na Imprensa nacional. Foi lançado pelo JN em 1929 e assim continuou. Ininterruptamente.

Talvez também não saiba que é ao JN que se deve a opção pelo São João como feriado municipal. Após a implementação da Republica, recaiu sobre as autarquias a criação dos feriados municipais. Ora, na reunião da autarquia de 19 de janeiro de 1911, o vereador Pereira de Oliveira propôs que o de São João fosse feriado municipal, mas a sugestão, na altura, não reuniu consenso.

Foi nessa altura que o JN decidiu, então, lançar uma consulta à população. Venceu o dia de S. João com 6.565 votos a favor. Ganhou a borga, foi o título que o jornalista deu à notícia do resultado.

Germano Silva com o “pescador”, uma das figuras que integra a “cascata” que ficará patente na exposição. (Foto: DR)

Visitas orientadas por Germano Silva

Fazer fogueiras e lançar balões, de onde vem esta tradição? Podemos, desde já, adiantar que as fogueiras e os balões resultam do culto ao sol e ao fogo dos tempos dos nossos antepassados. O resto, e terá, com toda a certeza, muitas outras perguntas para fazer, poderá falar diretamente com o histórico jornalista do JN. Quando? Não faltarão oportunidades. Uma hipótese é o dia 2 de junho, a partir das 18hoo, quando inaugurar a exposição.

No dia 9 de junho, às 18h00, haverá um debate dedicado ao São João Profano e o São João Religioso. Na semana seguinte, dia 16, à mesma hora, estarão em debate as Tradições associadas à festividade, nomeadamente o recurso às ervas aromáticas e o concurso de quadras.

Outra opção passa por acompanhar Germano Silva nas aventuras pelo Porto que temos na agenda. Dias 11 de junho (Cedofeita) e 18 de junho (Lapa), dois domingos, com início às dez da manhã, o jornalista irá partir de dois lugares associados ao São João portuense. As visitas vão terminar no edifício da reitoria com a intervenção do Rancho Folclórico do Porto.

Mais informações e inscrições através do e-mail [email protected].

135 anos do Jornal de Notícias

O dia 2 de junho é também o dia em que Jornal de Notícias está de parabéns. E para assinalar a data, haverá uma conferência no Salão Nobre da reitoria da U.Porto, que tem por tema 135 anos a criar pontes. Quando inaugurar a exposição, às 18h00, já se saberá que nome vencedor de outro concurso lançado pelo JN: o da futura ponte que ligará as margens da cidade do Porto e de Vila Nova de Gaia.

Faltará, por esta altura, saber qual o resultado do concurso das quadras. Vai ser anunciado no dia 24 de junho. Depois da noite de folia, é ir até ao mar, como manda a tradição, refrescar e continuar a festejar. Para quem se questionou sobre o cravo, houve já quem o soubesse “enquadrar”: “Cravo roxo à janela, / é sinal de casamento;/ menina recolha o cravo/ que o casar tem muito tempo”.

Quadras de São João. O Concurso do JN vai ficar patente na Casa Comum até dia 1 de julho. O horário de visita é das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30. A entrada é livre.