Em 2011, a Galeria foi enriquecida com os quadros de José Marques dos Santos (atual Reitor) e de Manuel Silva Pinto (Reitor interino de 1976 a 1978).

São 18 pinturas a óleo, representam cada um dos reitores da Universidade do Porto e decoram, há mais de meio século, a parede poente da Sala do Conselho, no 3.º piso do edifício histórico da U.Porto, na Praça de Gomes Teixeira. Desde há alguns dias, porém, é também possível visitar a Galeria de Reitores a partir de qualquer lugar, desde que utilizando um computador com acesso à Internet.

A “visita virtual” às reproduções das pinturas a óleo dos 18 Reitores da U.Porto está disponível no site da U.Porto. A partir daí, basta percorrer o caminho Sobre a U.Porto > Historial > Personalidades, selecionar a opção “Reitores da U.Porto” e começar então a percorrer a história dos retratos e dos seus pintores, devidamente contextualizadas com pequenas biografias dos retratados.

Inaugurada em 1954,  a Galeria de Retratos respondeu a uma velha pretensão abordada por diversas vezes em reuniões do Senado e perpetuadas em sucessivas Atas (publicadas no Arquivo Digital da U.Porto). Seria, contudo, preciso esperar até 1950, para o então Reitor da U.Porto, Amândio Tavares, dar corpo à vontade de substituir as fotografias até então existentes  por retratos a óleo, empreendimento que arrancou com a encomenda da pintura dos retratos de Francisco Gomes Teixeira e Cândido de Pinho a Abel de Moura e Agostinho Salgado, alumni das Belas Artes. Um ano mais tarde, os mesmos artistas ficaram incumbidos de pintar os retratos dos reitores Augusto Pereira Nobre e Alfredo de Magalhães.

A Galeria seria finalmente inaugurada em janeiro de 1954 , quando Amândio Tavares comemorava o seu 8.º aniversário como Reitor. Nesta cerimónia, que decorreu num salão profusamente iluminada por “tubos fluorescentes” – como reza a imprensa da época -, estiveram presentes inúmeras personalidades, entre as quais o Governador Civil do Porto, o Presidente da Câmara Municipal do Porto e o Comandante da I Região Militar, para além dos diretores das faculdades.

A coleção foi crescendo ao longo do tempo, à medida que novos reitores se foram juntando à “galeria de notáveis” da Universidade. Já em 2011, a Galeria foi enriquecida durante as comemorações do Centenário da U.Porto, com a inclusão dos quadros oficiais de José Marques dos Santos (atual Reitor da U.Porto) e de Manuel Silva Pinto (Reitor interino de 1976 a 1978). A cerimónia coincidiu com o lançamento de “Os Reitores da Universidade do Porto: Retratos e notas biográficas”, título do primeiro livro publicado no âmbito das “Edições do Centenário”.