Comunicar de forma criativa temas complexos sobre a biodiversidade e sustentabilidade num ambiente multidisciplinar. É este o mote da ‘hackathon’ SCE:NE — Science Communication Eclosion: Narrative Edition — que, entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro, vai reunir profissionais, estudantes, e entusiastas de diversas áreas nos espaços da Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva, do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP).

Este evento único pretende então juntar programadores, designers, artistas, entre outros participantes, numa maratona colaborativa de cocriação de projetos inovadores relacionados com o tema da biodiversidade e sustentabilidade.

O programa do evento será estruturado em torno de dois eixos principais. O primeiro inclui palestras e apresentações proferidas por oradores convidados durante os dois primeiros dias.

O segundo eixo desta ‘hackathon’ foca-se no trabalho colaborativo que as equipas vão desenvolver ao longo dos cinco dias. Este inclui a escolha do tema, tecnologias, e ferramentas, a concepção de um plano, e a execução e apresentação diária do estado dos projetos. Todas as equipas serão acompanhadas por mentores especialistas nas áreas científicas e artísticas relevantes.

Evento aberto a todos

Em termos de formato, o SCE:NE apresenta-se como um “evento híbrido”, com uma componente presencial e outra remota. Pela Galeria da Biodiversidade deverão passar até 50 pessoas, dentro do cumprimento estrito de todas normas sanitárias emanadas das autoridades de saúde. Contudo, muitas outras vão poder participar remotamente, através da infraestrutura online preparada pela organização.

“Convidamos todas as pessoa que pretendam promover a comunicação e o conhecimento sobre a biodiversidade e a sustentabilidade a juntarem-se a nós, num ambiente propício para a inovação multidisciplinar e criação colaborativa”, refere a organização da ‘hackathon’, em comunicado.

A participação é livre e gratuita, mas sujeita a uma inscrição prévia no website do evento.

Organizado por doutorandos do Programa Doutoral em Media Digitais da Universidade do Porto, o SCE:NE conta já com o apoio de instituições como a Symington, The Porto Protocol Foundation, INESC TEC, e OPENFIELD Creative Lab.