“Um Postal, Uma Refeição“: assim se designa a campanha promovida, desde há 11 anos, pelo Grupo de Ação Social do Porto (G.A.S.Porto), sediado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, com o objetivo de apoiar ao funcionamento do Centro de Reabilitação Nutricional Pfuka U Famba, em Moçambique.

O desafio é simples: basta comprar os postais de Natal disponíveis no catálogo da organização, que têm o custo de 1 euro (valor que diminui para encomendas superiores a 100 unidades), e já está a contribuir para o fornecimento de bens alimentares para o Centro.

O dinheiro servirá igualmente para financiar a realização de ações de capacitação às cuidadoras nas áreas de nutrição, saúde e higiene, por forma a que adquiram as competências e conhecimento necessários a que aquela criança, os seus irmãos e vizinhança não tenham que ser admitidos no centro.

O Pfuka U Famba – no dialeto local significa “Levanta-te e anda” e consiste num centro que combate a subnutrição infantil, apoiando diariamente cerca de 25 crianças dos 0 aos 3 anos, na Vila da Macia, Moçambique. Este Centro foi recentemente objeto de uma avaliação de impacto externa, que demonstrou que o estado de saúde dos bebés melhorou em 160% desde a o início do acolhimento [Conheça as histórias das mães que consideram o Pfuka U Famba um “lugar de milagres”].

Os interessados podem encomendar os postais aqui, ou diretamente na sede do G.A.S.Porto, instalada na sala B(-)107 da FEUP, das 9h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00.

Mais informações sobre a campanha e o G.A.S.Porto estão disponíveis no site da associação, ou através do e-mail [email protected].