Após dois anos de pandemia, os Dias Abertos da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) regressaram ao formato presencial e voltaram a fazer encher os laboratórios e salas com potenciais futuros estudantes e respetivos professores e famílias. 

Nos dias 9 e 10 de fevereiro, centenas de alunos de ensino secundário de 25 escolas do Norte e do Centro do país trilharam caminho até à Rua do Campo Alegre para conhecer a FCUP e a sua oferta formativa. 

Já no dia 11, sábado, decorreu uma manhã aberta, com mais de 800 inscritos, destinada a pais, famílias e encarregados de educação.

No conjunto dos três dias, os Dias Abertos contaram com o envolvimento de quase 200 estudantes voluntários e de dezenas de professores e investigadores que mostraram o trabalho desenvolvido na FCUP. 

Uma semana de atividades para estudantes (e não só)

Os Dias Abertos 2023 integraram a Semana de Atividades FCUP III, uma iniciativa vocacionada para o desenvolvimento de competências e para a valorização da empregabilidade junto da comunidade académica.

Entre os eventos realizados de 6 a 10 de fevereiro destacam-se as Jornadas de Inovação Pedagógica, com a participação de Nuno Crato, ex-ministro da Ciência e da Educação.

Perante uma plateia composta por professores, investigadores e estudantes, o Professor Jubilado de Matemática e Estatística na Universidade de Lisboa teceu críticas à educação na Europa: “Há mais de 20% de low performers na Europa e a meta europeia é de menos de 15%”, lembrou, defendendo também a importância de um ensino “com base no conhecimento” numa palestra de mais de uma hora com uma audiência atenta e inquisitiva. 

Ao longo da semana decorreram também workshops e atividades de formação de competências transversais: “Empreendedorismo em Ciência e Comunicação Pitch”, “Falar em Público”, “Gestão do self”, “Podcast: da ideia à difusão” e “Gestão de Carreira e Marketing Pessoal”. 

A segurança foi outro dos temas abordados na Semana de Atividades FCUP III, com a formação de cerca de 100 colaboradores da FCUP e externos em áreas como gestão de emergência, combate a incêndios, primeiros socorros e procedimentos de evacuação.