Com o pretexto de ajudar os futuros médicos a aperfeiçoar diferentes técnicas cirúrgicas, a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (AEFMUP) organiza, pelo terceiro ano consecutivo, o congresso SKY Meeting – Surgical Knowledge for Youth.

De 26 a 30 de outubro, os futuros médicos da FMUP vão poder assistir a cirurgias em live streaming e explorar diferentes abordagens de técnicas de cirurgia em especialidades como a Ortopedia, a Urologia, a Ginecologia e a Cirurgia Geral.

“Acabamos por reinventar o que foi o congresso nos dois primeiros anos, mas sem perder de vista o objetivo de partilhar as mais recentes inovações aplicadas no dia a dia de um cirurgião”, explica José Figueiredo, um dos estudantes da comissão de organização do congresso.

“É importante participarmos em iniciativas como esta durante a nossa formação, para descobrimos e explorarmos mais sobre as diferentes áreas e podermos ser no futuro melhores médicos e cirurgiões”, resume assim o estudante da FMUP o objetivo do programa pensado para esta terceira edição.

“Aprofundar o que aprendemos durante o curso”

A decorrer em formato maioritariamente online, o reformulado congresso divide-se este ano em duas modalidades. O regime free, disponível para outros estudantes de Medicina e médicos internos de formação geral ou específica, dará acesso às cirurgias acompanhadas online, “o que permitirá acompanhar cada etapa de uma intervenção no bloco operatório”.

Por outro lado, a modalidade premium, exclusiva para estudantes da FMUP, possibilita, para além das mesmas sessões cirúrgicas, o acesso a um conjunto de workshops – a decorrer presencialmente – onde os futuros médicos terão a oportunidade de treinar suturas cardíacas, laparoscopias, artroscopias, entre outras técnicas.

“Permite-nos aprofundar alguns dos conhecimentos que vamos aprendendo durante o curso, funcionando como complemento da nossa formação”, conclui José Figueiredo. À semelhança das edições anteriores, as 100 vagas disponíveis para a modalidade premium esgotaram em tempo recorde.

A comissão organizadora do SKY Meeting é encabeçada por Hugo Santos Sousa, cirurgião do Centro Hospitalar Universitário de São João e docente da FMUP.

O programa oficial do evento pode ser consultado aqui.