João Falcão e Cunha é um dos oradores convidados do evento (foto: D.R.)

É a primeira vez que a Ordem dos Engenheiros da Região Norte (OERN) vai reunir, num único encontro, membros estudantes, estagiários e novos membros efetivos da Ordem, assim como profissionais, estudantes e professores para partilhar experiências, debater ideias e abrir caminho para a Engenharia do séc. XXI. O evento chama-se “Engenho 2017” e está agendado para o próximo dia 30 de setembro, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

Com o grande objetivo de discutir temas da Engenharia do Futuro e de criar impulso para as novas gerações, a 1ª edição do evento Engenho vai trazer para cima da mesa temas como o ensino, estágios, empregabilidade e empreendedorismo na área da Engenharia, trazidos pela voz de oradores como João Falcão e Cunha, diretor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Ângelo Paupério, co-CEO da Sonae, António Carlos Rodrigues, CEO da CASAIS, Manuel Castro, diretor do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), João Barros, docente da FEUP e diretor executivo da Veniam, Carlos Oliveira, CEO da InvestBraga e Júlio Martins, CEO da IDEIA.M.

No sentido de dar voz às novas gerações da Engenharia, o programa conta também com a participação de representantes das Associações de Estudantes e Académicas, que vão debater “O novo ADN da Engenharia”. João Santos do BEST Porto, é um dos  nomes confirmados num painel que conta ainda com representantes da Associação de Estudantes da FEUP (AEFEUP) Diogo Pimenta, da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia do Porto (aeISEP), da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) e da Associação Académica da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (AAUTAD).

À margem das apresentações dos convidados, haverá tempo para alguns momentos de descontração e de networking como uma exposição de engenhos, jogos vários, um almoço volante e ainda um um sunset musical no terraço do Terminal do Cruzeiros do Porto de Leixões que encerra o dia do encontro.

Integrado no evento está também a decorrer uma competição que desafia todos os interessados a “ Pensar como um Engenheiro”, identificar um problema que afete um grupo alargado de pessoas, na região Norte de Portugal e apresentar a respetiva solução,  viável do ponto de vista da Engenharia e economicamente sustentável. A proposta vencedora será anunciada no dia 30 de setembro e premiada com 500 euros.

 A participação no evento é gratuita para membros da Ordem dos Engenheiros e tem um custo de 5 euros para o público geral. Estudantes de Engenharia que se inscrevam na Ordem até dia 28 de setembro têm participação gratuita no evento e isenção de quotas até ao final do ano. As inscrições devem ser efetuadas aqui.

Mais informações em Engenho2017.