As estudantes Inês Castro Teiga, Cláudia Ribeiro (Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e Computadores), Diana Freitas e Ana Inês Barros (Mestrado em Engenharia Informática e Computação), da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), foram recentemente distinguidas com Bolsas de Mérito da E-Redes. A bolsa inclui um valor pecuniário de 2 mil euros e ainda a oportunidade de participar num programa de mentoring durante 7 meses.

A iniciativa insere-se no âmbito do programa E-REDES Top Women Scholarship, programa lançado em maio de 2021, com o objetivo de promover a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres no acesso a carreiras profissionais em áreas de engenharia. Em simultâneo, procura-se atrair para o quadro da E-REDES mais jovens mulheres, garantindo maior diversidade de género e recursos qualificados na promoção de transição energética.

A promoção da igualdade de género tem vindo a assumir uma importância crescente como forma de promover a igualdade de oportunidades no meio laboral. O grande objetivo da E-REDES é alcançar um novo ciclo no que toca à Diversidade & Inclusão e atingir 16,3% de representatividade feminina até final de 2022.

Além das quatro estudantes da FEUP, a E-REDES distinguiu mais 12 mulheres nas áreas de Engenharia Eletrotécnica e de Engenharia Informática, provenientes de quatro universidades de norte a sul do país: Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro e Escola de Engenharia da Universidade do Minho.

As 15 finalistas marcaram presença em Lisboa, no início de dezembro, para a sessão de entrega de prémios.