Visitou o CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear), em Genebra, na Suíça, em 2017, e agora vai regressar para frequentar um estágio no maior laboratório de física de partículas do mundo. A estudante da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), Mafalda Xapelli, conquistou esta oportunidade num concurso competitivo e em julho vai dar início a uma nova aventura. 

“Em cada colisão, uma quantidade enorme de dados é criada, e é preciso ter sistemas que consigam armazená-los e, mais tarde, analisá-los. Este estudo envolve duas áreas que eu acho muito interessantes – a Física e a Computação, especificamente a Ciência de Dados”, conta a estudante da licenciatura em Inteligência Artificial e Ciência de Dados, partilhada entre a FCUP e a Faculdade de Engenharia (FEUP). Foi então que, mal soube da oportunidade, pelos docentes Inês Dutra e Álvaro Figueira, e pelo líder de equipa de Machine Learning na startup Smartex, Miguel Gomes, não hesitou em concorrer. 

De 3 de julho a 29 de setembro, Mafalda garante que “vai aproveitar ao máximo para aprender mais sobre Física das Partículas e sobre a infraestrutura utilizada para correr uma operação tão grande e importante – especialmente no que toca à parte dos dados.”

“O trabalho que vou desenvolver vai centrar-se na infraestrutura da Cloud. Vou testar e verificar a sua confiabilidade e disponibilidade, podendo eventualmente também explorar os dados obtidos mais a fundo, usando Machine Learning por exemplo”, acrescenta.

As inscrições para estes estágios estão abertas durante todo o ano. Os estágios são pagos e têm uma duração máxima de 6 meses. Estão disponíveis estágios nas várias áreas de Física, Computação, Matemática, Eletricidade, Eletrónica, Engenharia Mecânica ou Civil, Instrumentação, Ciência dos Materiais, Proteção contra Radiação, Segurança, Proteção Ambiental, Topografia, Vácuo Ultra-alto, Comunicação Científica, Tradução, Trabalho de Secretariado Avançado, Contabilidade, Serviços Jurídicos, Humano Recursos, Biblioteconomia e Logística.

Sobre Mafalda Matos Xapelli

Iniciou o seu percurso académico na FCUP em 2016 com a licenciatura em Física e integrou o Núcleo de Estudantes de Física, Engenharia Física e Astronomia da FCUP, PhysikUP. Em 2017, visitou o CERN no âmbito do programa iaps2CERN da Associação Internacional de Estudantes de Física (IAPS). 

No âmbito do curso, ganhou gosto pela Ciência de Dados e, quando a LIACD surgiu, decidiu inscrever-se nesta licenciatura. 

Em 2020, frequentou um projeto na área da Visão Computacional no Centro de Astrofísica da Universidade do Porto e mais tarde realizou estágios na área de Ciência de Dados e Machine Learning na startup Smartex.