A sede da Fundação Marques da Silva (Palacete Lopes Martins) vai receber, no próximo dia 3 de dezembro, sábado, pelas 16h00, a sessão de lançamento de Argumentos 1: em deriva, obra da autoria de Alexandre Alves Costa, e que reúne um conjunto alargado de textos que o arquiteto e Professor Catedrático Emérito da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) foi escrevendo ao longo dos anos, alguns até agora inéditos.

Este é o primeiro de dois livros do autor, resultantes de uma parceria entre a Fundação Marques da Silva e a Editora da Universidade do Porto. É também a décima segunda publicação a integrar a Coleção Transversal da U.Porto Press, dedicada a coedições com faculdades e centros de investigação da Universidade do Porto.

A apresentação da obra ficará a cargo de Francisco Louçã.

entrada é livre.

Sobre a obra

Argumentos não é um livro de arquitetura, é uma tentativa, provavelmente frustrada, de me servir da minha experiência, no seu âmbito, por ela ser o meio mais simples de articular tempo e espaço, de modelar a realidade, de fazer sonhar”. Assim é apresentado Argumentos 1: em deriva pelo autor, Alexandre Alves Costa.

O livro é estruturado em cinco capítulos – “Memórias”, “Cidadania”, “Outros Caminhos”, “Livros”, “Arquitetura, Cidade e Território” -, tendo o último deles sido reservado para a Arquitetura, “na tentativa de lhe encontrar uma superestrutura aglutinadora”.

O  pano de fundo é sempre uma reflexão sobre o que decorre da sua experiência de vida: da família aos amigos, do que lhe foi dado viver ou como se posicionou em momentos marcantes da história pessoal e nacional das últimas décadas, dos livros sobre os quais se pronunciou, e, sempre, o que decorre de uma linha de pensamento e de ação indissociável da sua condição de arquiteto.

O livro está disponível na loja online da U.Porto Press.

Sobre Alexandre Alves Costa

Diplomado em Arquitetura na Escola Superior de Belas-Artes do Porto (ESBAP), antecessora das atuais faculdade de Arquitetura (FAUP) e de Belas Artes (FBAUP) da U.Porto, Alexandre Alves Costa é Professor Catedrático Emérito da FAUP, instituição onde lecionou Projeto I e História da Arquitetura Portuguesa e foi diretor do Programa de Doutoramento em Arquitetura. É ainda autor de uma vasta bibliografia publicada, sobretudo, em revistas da especialidade, portuguesas e estrangeiras.

Durante a década de 1970 fundou, com Sergio Fernandez, o Atelier 15. Algumas das suas principais obras incluem: o Centro Social de Baião (1977-1982); as escolas de Ciências e Ciências Sociais da Universidade do Minho, em Guimarães; ou o projeto de requalificação do Cine-Teatro Constantino Nery, em Matosinhos (2001-2008).

Abordando temas relacionados com o ensino ou com a crítica e história da arquitetura, Alexandre Alves Costa tem participado em múltiplos cursos, seminários ou mesas redondas e proferido conferências em Portugal e no estrangeiro. É também membro do Conselho Nacional de Cultura (Secção do Património Arquitetónico), do Conselho Municipal de Cultura da Câmara Municipal do Porto (desde 2021) e do Conselho Geral da Fundação Marques da Silva.

Alexandre Alves Costa tem vindo a ser agraciado com múltiplas distinções. Entre elas destaca-se o Grau de Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada (2006), a Medalha de Ouro da Cidade de Vila Nova de Gaia (2013) e a Medalha de Mérito (Grau Ouro) da Câmara Municipal do Porto (2021).