A coleção de pinturas de José Marques da Silva é apresentada ao público, pela primeira vez, no Dia Internacional dos Museus. (Foto: Fundação Marques da Silva)

Para assinalar o Dia Internacional dos Museus, a Fundação Marques da Silva apresenta, no próximo dia 18 de maio, quinta-feira, a “História das Pinturas e Pinturas com História”. A partir das 17h00, as portas do Palacete Lopes Martins (Praça do Marquês, 30) abrem-se para todos aqueles que queiram conhecer, em primeira mão, a coleção de pinturas reunidas por José Marques da Silva ao longo da sua vida. A apresentação oficial do catálogo “Do retrato à paisagem” está marcada para as 18h00 e será feita pelo seu autor, Artur de Vasconcelos.

Do programa faz parte também a apresentação do Roteiro de Veloso Salgado no Porto, uma proposta multimédia da TVU., que alinha num mesmo projeto as obras deste pintor pertencentes à Fundação Marques da Silva, Reitoria da Universidade do Porto e Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, o Museu Nacional Soares dos Reis, o Museu Almeida Moreira, a Casa-Museu Teixeira Lopes, a Biblioteca Pública e Municipal do Porto e o Palácio da Bolsa. Na sessão, Joana Miranda vai partilhar com os participantes de que forma foi construída esta história.

A abertura da sessão está a cargo de Maria de Fátima Marinho, Presidente da Fundação e Vice-Reitora da U.Porto. Vítor Silva, pintor e professor da Faculdade de Arquitetura da U.Porto (FAUP) e autor de diversas publicações sobre História da Arte e, em particular, sobre o Desenho e a sua prática, é um dos oradores convidados para falar sobre a autorrepresentação no universo da pintura.