António Barros frequenta o 1.º ano de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (foto: D.R.)

António Pedro Maia Barros, estudante do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), foi um dos quatro estudantes universitários portugueses selecionados pela Fundação Fulbright Portugal e pela Embaixada dos EUA em Portugal para integrar  participar num programa de intercâmbio estudantil nos Estados Unidos.

Denominado ‘Study of the U.S. Institutes (SUSI) for Student Leaders from Europe’ e financiado pelo Departamento de Estado dos EUA, o programa oferece intercâmbios que incidem em três diferentes temáticas: Civic Engagement, Entrepreneurship and Economic Development e Youth, Education and Closing the Skills Gap. A experiência de António Barros vai incidir sobre a terceira temática e decorre na Universidade de Massachusetts, Boston, de 6 de julho a 10 de agosto.

Ao longo das cinco semanas de programa, o estudante da FEUP vai ter a oportunidade de contactar com tecnologias de inteligência artificial, automação e robótica e perceber como é que as mesmas estão a moldar a forma como trabalhamos, onde trabalhamos e as competências atualmente exigidas.

Outros tópicos que poderão ser abordados incidem em questões de comunicação, empreendedorismo, economia, globalização e urbanização, inovação e tecnologia, desenvolvimento e gestão organizacional, desenvolvimento de competências, requalificação e reciclagem.

A iniciativa SUSI consiste num programa intensivo e de curto prazo dirigido a estudantes universitários com o objetivo de aprimorar as competências de liderança dos seus participantes bem como uma maior compreensão dos EUA e seu funcionamento.