Ligado à U.Porto desde 1990, Paulo Gusmão é o coordenador de eventos como a Mostra da Universidade e a Universidade Júnior.

Trata-se de uma nova figura dentro da estrutura governativa da Universidade do Porto e tem como principal missão defender e promover os direitos e os interesses dos trabalhadores não docentes e não investigadores da Universidade do Porto. Tomou posse, na passada sexta-feira, o Provedor do Funcionário Não Docente e Não Investigador da U.Porto, cargo ocupado por Paulo Gusmão, coordenador do Serviço de Comunicação e Imagem da Reitoria da Universidade.

Eleito pelo Conselho Geral da U.Porto, o novo Provedor tem então como missão defender e promover os direitos e os interesses dos trabalhadores não docentes e não investigadores da Universidade, em situações de âmbito universitário e através de uma atuação independente, imparcial e confidencial. A sua esfera de atuação abrange todos os órgãos de governo, serviços e agentes da estrutura central da U.Porto, bem como as Unidades Orgânicas e os Serviços Autónomos da Universidade.

Na prática, compete ao Provedor ouvir e apreciar – sem poder decisório – as queixas apresentadas pelos  funcionários não docentes e não investigadores, individual ou coletivamente, por ações ou omissões dos diferentes órgãos de governo, serviços e agentes da Universidade. Dessa apreciação pode resultar o envio das recomendações necessárias aos órgãos competentes de forma a prevenir e reparar eventuais injustiças.

O Provedor e os seus colaboradores estão submetidos a um compromisso de confidencialidade relativo à informação a que tenham acesso. O exercício das funções do Provedor é, de resto, definido pelo Regulamento do Provedor do Funcionário Não Docente e Não Investigador da Universidade do Porto aprovado pelo Conselho Geral, de harmonia com o disposto no n.º 6 do artigo 100.º dos Estatutos da Universidade do Porto.

O novo Provedor estará disponível para atendimento presencial a partir de 24 de abril, às quartas-feiras (09h30 – 13h00 / 14h30 – 19h00), na sala 314 do edifício da Reitoria. Situações urgentes devem ser remetidas através do e-mail [email protected] ou do telefone 220408074.

Sobre o novo Provedor

Licenciado em História pela Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP), Paulo Gusmão Guedes (Porto, 1960) foi professor do ensino básico durante onze anos (1986/87-97/98). Em 1990, inicia a sua colaboração profissional com a Universidade do Porto, onde esteve na origem dos serviços centrais de edição (Editora da U.Porto) e de relações públicas da Universidade.

Foi o coordenador da representação da U.Porto em eventos como a 1.ª Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação ou o Fórum do Mar (ambos na Exponor, Porto) e coordena, desde 20o3, a Mostra de Ciência, Ensino e Inovação da U.Porto, a exposição anual da Universidade. Desde 2007 que integra também a coordenação do programa Universidade Júnior e, já em 2012, foi o coordenador na região Norte das comemorações da Noite Europeia dos Investigadores. Em 2013, assumiu a coordenação do Serviço de Comunicação e Imagem da Reitoria da U.Porto.

Do ponto de vista institucional, Paulo Gusmão  foi eleito para dois mandatos como representante dos funcionários não docentes da Reitoria no Senado da Universidade, integrando, num deles, a comissão disciplinar. É atualmente um dos representantes dos funcionários não docentes da Reitoria na comissão paritária constituída no âmbito do sistema de avaliação dos funcionários públicos (SIADAP).