A Universidade do Porto é a grande dominadora da edição 2023-24 das Bolsas Fulbright Portugal, uma iniciativa que, ao longo do próximo ano, vai apoiar o trabalho de jovens investigadores portugueses de eleição, dando-lhes a oportunidade de desenvolver os seus trabalhos de investigação nalgumas das mais prestigiadas instituições científicas norte-americanas.

Com um total de dez bolsas conquistadas, a U.Porto é a instituição portuguesa mais representada entre os 36 bolseiros selecionados ao abrigo dos diferentes programas de bolsas promovidos pela Fulbright.

Entre os 10 novos Fulbrighters da U.Porto destacam-se desde logo os cinco estudantes de doutoramento distinguidos ao abrigo das bolsas promovidas pela Fulbright, com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Diana Cunha, Joana Maria Pereira, Maria Miguel Castro, Paulo Faria e Sofia Dias terão agora a oportunidade de desenvolver parte do seu doutoramento nos EUA, em laboratórios de topo nas áreas dos biofármacos, da infeção, do cancro da mama metastático, do cancro colorretal e das nanovacinas, respetivamente.

Da Califórnia à Carolina do Norte

Já os/as estudantes Bernardo Gabriel e Pedro Ligeiro, da Faculdade de Engenharia (FEUP), e Gabriela Biscotto, da Faculdade de Arquitetura (FAUP), estão entre os vencedores da edição 2023/2024 da Bolsa Fulbright/FLAD, destinada a estudantes de mestrado e oferecida em parceria com a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD).

No caso de Bernardo Gabriel, estudante do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na FEUP, a Bolsa Fulbright/FLAD – categoria Engenharia Elétrica – vai garantir-lhe uma estadia no conceituado Monterey Bay Aquarium Research Institute, na Califórnia.

Naquele que é um dos maiores centro de investigação do mundo no campo das ciências marinhas, o mestrando da FEUP vai juntar-se à equipa de Brett Hobson com o objetivo de conceber e desenvolver uma placa-mãe modular e eficiente em termos energéticos para veículos subaquáticos autónomos.

Com bilhete reservado para os EUA está também Gabriela Biscotto, estudante do Mestrado Integrado em Arquitetura na FAUP e vencedora da Bolsa Fulbright/FLAD na categoria de Arquitetura.

Gabriela vai integrar, como Visiting Student Researcher, o Stuckeman Center for Design Computing, uma unidade de investigação da School of Architecture and Landscape Architecture, College of Arts and Architecture, da  The Pennsylvania State University. Ali, terá a oportunidade de testar novas tecnologias e processos aplicáveis à construção modular, tirando partido dos recursos inigualáveis dos diferentes laboratórios tecnológicos.

No campo dos Estudos Empresariais (Entrepreneurial Studies), o eleito é Pedro Ligeiro, estudantes do Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico na FEUP que vai desenvolver parte da tese na Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill.

A investigação de Pedro Ligeiro foca-se no estudo do Parque do Triângulo de Investigação da Carolina do Norte, e o respetivo ecossistema de Inovação. O objetivo passa por encontrar ferramentas para aplicar no crescimento e desenvolvimento de novas empresas na sua região de origem.

Bernardo Gabriel, Gabriela Biscotto,  e Pedro Ligeiro vão iniciar os seus programas de investigação nos EUA a partir de dezembro de 2023. (Foto: DR)

Novos talentos da Engenharia

O grupo de Fulbrighters da U.Porto para o próximo ano letivo inclui também o nome de Mafalda Valente, estudante do Mestrado em Engenharia de Materiais da FEUP e vencedora de uma das duas Bolsas Fulbright para Investigação atribuídas este ano pela fundação norte-americana.

Durante quatro meses, Mafalda Valente vai desenvolver os seus estudos sobre baterias estruturais de estado sólido à base de sódio, no prestigiado Illinois Institute of Technology, em Chicago. Ali, irá trabalhar com o Professor Leon Shaw no estudo do comportamento mecânico e electroquímico de baterias estruturais de estado sólido à base de sódio, beneficiando do “acesso exclusivo a equipamentos de investigação que lhe permitirão uma compreensão mais profunda do comportamento deste tipo de baterias”.

Por fim, há ainda a destacar a atribuição da Bolsa Fulbright para Doutoramento a Rui Pinto, finalista do Mestrado em Engenharia Mecânica da FEUP.

Com um percurso que inclui passagens pela École Polytechnique Fédérale de Lausanne e pelo ETH Zürich (Suiça), o estudante da FEUP e medalhado nas Olimpíadas Internacionais de Física garante assim o financiamento para desenvolver os seu estudos de doutoramento na Universidade de Brown, durante quatro anos. O projeto focar-se-á no campo da Mecânica dos Sólidos e procurará “fazer a ponte entre a escala contínua e a micromecânica e os modelos atomísticos, procurando compreender o movimento e a interação de deslocações em matrizes cristalinas metálicas“.

“Este trabalho de modelação multiescala tem implicações em novos sistemas de materiais, impulsionando a próxima geração de modelos analíticos e de simulação, que, por sua vez, permitem a criação de metamateriais eficientes e amigos do ambiente com propriedades personalizadas”, lê-se na página da Fulbright.