Leandro Rodrigues, mestre em Engenharia Agronómica pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), é um dos vencedores da 13.ª edição do Fraunhofer Portugal Challenge, na categoria Mestrado.

O trabalho de investigação “Leveraging vegetables production with Robotics, Artificial Intelligence and Computer Vision”, que resultou na tese de mestrado do antigo estudante da FCUP, valeu-lhe o terceiro lugar entre as melhores dissertações a concurso.

Este prémio representa, nas palavras de Leandro Rodrigues, “um reconhecimento” e “um importante incentivo para a continuação deste trabalho, validando a sua utilidade prática na sociedade e a desejada cooperação entre a indústria e a comunidade científica”.

Com orientação de Mário Cunha, professor associado com agregação da FCUP, e Filipe Neves dos Santos, Investigador Sénior do INESC TEC responsável pelo Laboratory of Robotics and IoT for Smart Precision Agriculture and Forestry, o trabalho premiado foi o ponto de partida para o desenvolvimento de soluções integradas para investigação avançada em fenotipagem digital de plantas.

Protótipo robótico promissor

O trabalho de investigação agora distinguido teve como principal objetivo o desenvolvimento de um sistema avançado de monitorização do crescimento de hortícolas. “Foi desenvolvido um protótipo robótico para captação de imagens in-situ de plantas ao longo do ciclo cultural, e um sistema para identificação (hortícolas vs. infestantes vs. solo) e classificação (tendo em conta a fase de crescimento) das plantas através de modelos de Inteligência Artificial”, explica Leandro Rodrigues.

De acordo com o jovem investigador, “este conhecimento permite o desenvolvimento de operações agrícolas mais precisas, com a aplicação (espaciotemporal) otimizada de fatores de produção”.

Entre os aspetos inovadores deste projeto encontram-se “o baixo custo e a versatilidade do protótipo robótico desenvolvido, que o tornam particularmente importante para agricultura de pequena escala, próxima dos locais de consumo (Agricultura Urbana)”, refere.

“Adicionalmente, poderá ser aplicado na conscientização de comunidades estudantis, por exemplo no que diz respeito à tecnologia agrícola, ou produtores agrícolas nas temáticas relacionadas com a Agricultura de Precisão e gestão racional de recursos”, destaca ainda o alumnus da FCUP.

Leandro Rodrigues foi um dos três estudantes premiados na categoria “Mestrado” do Fraunhofer Portugal Challenge 2022. (Foto: DR)

Sobre o concurso

Fraunhofer Portugal Challenge é um concurso de ideias que premeia as melhores propostas baseadas em teses de Mestrado e Doutoramento, realizadas em universidades portuguesas. O concurso distingue ideias inovadoras, de base tecnológica, com uma visão sustentável para o futuro de todos.

Organizado desde 2010 pela Fraunhofer Portugal, o Fraunhofer Portugal Challenge procura encorajar a cooperação entre a indústria e a comunidade científica, motivando e premiando a investigação de utilidade prática através da atribuição de um prémio a estudantes e investigadores que melhor contribuam para a filosofia que sustenta a missão da Fraunhofer Portugal: desenvolver investigação com aplicabilidade para o desenvolvimento económico e melhorar a vida das populações.

A edição deste ano contou com uma novidade, o formato ON THE ROAD, segundo o qual, todos os anos, uma universidade diferente será a anfitriã da iniciativa. O objetivo da organização é apostar na proximidade com o seu público: estudantes, investigadores e universidades.

Nesta edição de 2022 foi a Universidade de Aveiro a acolher o evento final do concurso de ideias, realizado no passado dia 26 de outubro.