Foi a oportunidade de estudar numa “instituição reconhecida pela excelência e prestígio do ensino” que, em 2018, levou Francisco Salgado a colocar a Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) como primeira opção na hora de se candidatar ao ensino superior. O tempo deu-lhe razão. “Ao escolher o curso de Economia tive a oportunidade de adquirir conhecimentos numa área onde tenho um maior interesse, ao mesmo tempo que participei em diversas atividades e projetos enriquecedores”, refere o estudante de 19 anos.

Em relação aos planos para o futuro, Francisco promete “continuar a empenhar-me na realização do curso de modo a atingir os resultados pretendidos”. E não se pode dizer que não começou com o pé direito. Com um média de 18,7 valores do final do primeiro ano da licenciatura, este futuro economista também estará entre os 21 estudantes da U.Porto que vão receber o Prémio Incentivo 2020. Uma distinção que “acaba por reconhecer o trabalho realizado, motivando-me para continuar um percurso académico marcado por dedicação e excelência”.

O que te motivou a escolher a U.Porto?

Escolhi a Universidade do Porto uma vez que é uma instituição reconhecida pela excelência e prestígio do ensino, preparando assim os seus alunos para o exigente mercado de trabalho. Além disso, a U.Porto é a instituição mais próxima da minha residência.

O que gostaste mais no primeiro ano na Universidade?

Ao escolher o curso de Economia tive a oportunidade de adquirir conhecimentos numa área onde tenho um maior interesse, ao mesmo tempo que participei em diversas atividades e projetos enriquecedores.

O que gostavas de ver melhorado na Universidade?

Embora esteja satisfeito com a formação recebida, o conhecimento transmitido é bastante teórico, pelo que a Universidade poderia promover atividades que permitissem a aplicação do conhecimento adquirido. Por outro lado, poderia promover um maior contacto entre estudantes de diferentes faculdades.

Qual a importância do Prémio Incentivo para ti?

O prémio acaba por reconhecer o trabalho realizado ao longo do primeiro ano de Faculdade, motivando-me no sentido de continuar um percurso académico marcado por dedicação e excelência.

Quais são os teus planos para o futuro?

Continuar a empenhar-me na realização do meu curso de modo a atingir os resultados pretendidos. Posteriormente, procurarei realizar um mestrado em finanças dado o meu maior interesse pelo Mercado Financeiro.

Se tivesses de descrever a U.Porto numa palavra, qual seria?

Cativante.