Desde que ingressou na licenciatura em Economia da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), Francisco Carvalho ainda não parou de “crescer”. E com direito a “mais independência, responsabilidade, grandes amizades e novos projetos”, detalha o estudante natural de Estarreja, em jeito de balanço do percurso que iniciou no ano letivo 2018/2019.

Entre as experiência que mais marcaram o seu primeiro ano na Universidade, Francisco destaca, entre outras, a semana de voluntariado que passou a apoiar cidadãos com deficiência. Mas mesmo dando(-se) aos outros, teve tempo para brilhar nos estudos. Com um média de 18,7 valores do final do primeiro ano da licenciatura, o futuro economista conquistou o direito de representar FEP entre os 21 estudantes da U.Porto que vão receber o Prémio Incentivo 2020. Uma distinção que encara com “um sentimento de realização pessoal, que é muito bom”.

O que te motivou a escolher a U.Porto?

Desde cedo que esteve nos meus planos ingressar na Faculdade de Economia da Universidade do Porto quando concluísse o secundário, por ter grande empatia com esta cidade, bem como pela qualidade de ensino e prestígio da U.Porto e, em particular, da FEP.

O que gostaste mais no primeiro ano na Universidade?

Adorei (adoro) a vida universitária, que me fez crescer, com mais independência, responsabilidade, grandes amizades e novos projetos.
Tive também a oportunidade de realizar uma semana de voluntariado de apoio a cidadãos com deficiência, em Pinhel, no âmbito do programa universitário “Missão País”, voltando a participar novamente este ano.
Gostei igualmente da experiência proporcionada por um fantástico estágio de verão numa das principais empresas multinacionais de consultoria, que consegui como prémio obtido num concurso de uma das organizações estudantis da FEP.
Por último, não poderia faltar a menção às festas académicas, com destaque para a Queima das Fitas, que faz jus à sua reputação, e para as festas da FEP, as melhores da academia.

O que gostavas de ver melhorado na Universidade?

Gostaria de ver uma maior interação entre as diversas faculdades, através de atividades de intercâmbio que aproximassem os alunos.

Qual a importância do Prémio Incentivo para ti?

Além de um sentimento de realização pessoal, que é muito bom, entendo este prémio como um reconhecimento importante do esforço e do empenho dos melhores alunos.

Quais são os teus planos para o futuro?

Os meus planos para o futuro próximo são fazer um mestrado no estrangeiro, se possível numa faculdade internacionalmente reconhecida e, depois, procurar emprego na área das Finanças.

Se tivesses de descrever a U.Porto numa palavra, qual seria?

Educação.