A Agência de Avaliação e Acreditação de Ensino Superior (A3ES) irá lançar, no segundo semestre de 2023, uma nova avaliação institucional que abrangerá todas as instituições portuguesas de ensino superior. Esta nova edição da avaliação institucional, seis anos após a primeira edição, pretende ser exaustiva, rigorosa e transparente, destinada a reforçar um ambiente de confiança e responsabilidade institucionais.

Os resultados da avaliação institucional darão nota pública do perfil e solidez de cada uma das instituições de ensino superior, colocando à disposição da sociedade (famílias, entidades, empresas, administrações, etc.) as áreas temáticas que melhor caracterizam cada uma das instituições. A avaliação institucional contribuirá também para definir novos padrões de avaliação e acreditação dos ciclos de estudos, introduzindo-se níveis de simplificação ajustados às dinâmicas de gestão de qualidade reveladas nesta avaliação institucional.

Globalmente, esta avaliação institucional incidirá no desempenho das instituições de ensino superior no período 2017-2022 e abarcará diversos domínios das suas atividades, na dupla perspetiva de caracterização das dinâmicas e dos impactos dos respetivos resultados. O Guião para a Autoavaliação (disponível na página da A3ES) abrange os seguintes domínios:

  1. Historial de Acreditação e Caracterização Geral da Instituição;
  2. Estratégia e Governança;
  3. Ensino;
  4. Investigação e Transferência de Conhecimento;
  5. Internacionalização e Cooperação:
  6. Recursos;
  7. Tema de Desenvolvimento selecionado pela Instituição.

As que dinamizarão o processo de avaliação institucional das instituições de ensino superior, terão uma composição adequada à dimensão das instituições que irão avaliar e incluirão membros com o seguinte perfil:

  • Presidente da Comissão, perito internacional ou nacional, com experiência de liderança a nível de topo numa IES;
  • Perito nacional ou internacional com experiência em gestão estratégica e em avaliação;
  • Perito nacional com experiência em avaliação de sistemas internos de gestão da qualidade;
  • Estudante.

    A integração dos diversos avaliadores nos trabalhos das Comissões de Avaliação Externa será precedida por uma ação de sensibilização, da responsabilidade do Conselho de Administração da Agência, com vista à clarificação do processo de avaliação institucional, dos seus objetivos e procedimentos, e pretendendo esclarecer todas as questões que possam ser colocadas pelos avaliadores externos. Estas ações decorrerão em junho de 2023.