Duas unidades de formação da Universidade do Porto que envolvem docentes e investigadores da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUP) foram distinguidas com o selo de qualidade ‘Inovação Pedagógica’ (“Selo InovPed”).
A unidade de formação ICE – Internacionalização em Contexto Escolar foi uma das premiadas. Desenvolvida no âmbito do projeto DITE (Diverse Internationalisation of Teacher Education) e integrada na oferta do Serviço para a Educação Contínua (SEC) da FPCEUP, esta unidade reuniu 30 estudantes de mestrados em ensino de todas as unidades orgânicas onde se formam professores. Henrique Vaz e Thiago Freires, membros do Centro de Investigação e Intervenção Educativa (CIIE) da FPCEUP, integraram a equipa de formadores juntamente com Clara Vasconcelos (FCUP), Maria João Couto (FLUP), Paula Queirós (FADEUP), Paula Silva (FADEUP), Rosa Tomás Ferreira (FCUP), Sónia Rodrigues (FLUP). DITE é um projeto que reune 5 universidades europeias coordenado, a nível nacional, pela Professora Fátima Pereira, do CIIE.
Igualmente distinguida, a unidade de formação Educação Artística, Tecnologia e Sociedade envolveu, na equipa pedagógica, os docentes Pedro Ferreira (FPCEUP), Tiago Assis (FBAUP) e Ademar Aguiar (FEUP). Privilegiando o desenvolvimento de um trabalho colaborativo, esta unidade cruza diferentes áreas disciplinares (Engenharia Informática, Design e Educação), valorizando a dimensão tecnológica para além do seu caracter operativo, convertendo-a também em objeto de crítica e reflexão.
O selo de qualidade Inovação Pedagógica (“Selo InovPed”) distingue uma unidade de formação, já criada ou a criar, devidamente acreditada no âmbito da Educação Contínua da Universidade do Porto, promovendo a interdisciplinaridade e o desenvolvimento de competências transversais entre faculdades, docentes e investigadores de diferentes áreas.
Para além das duas unidades da FPCEUP, foram distinguidas outras quatro unidades de formação da Universidade do Porto.