Como forma de assinalar o Dia Internacional de Luta contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia (IDAHOBIT), a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), no dia 17 de maio de 2024, cumpriu a tradição, desafiando a sua comunidade a vestir as cores do movimento LGBTQI+.

Trinta e quatro anos depois de a Organização Mundial de Saúde ter deixado de considerar a homossexualidade uma doença, e 50 anos depois do 25 de abril, muitas conquistas importantes, no reconhecimento da diversidade em função da orientação sexual, identidade e expressão de género e características sexuais de cada pessoa, têm ocorrido. Contudo, sabemos que esses direitos não estão garantidos e que o preconceito e a discriminação continuam a afetar negativamente a vida de muitas pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans, queer e intersexo, em todo o mundo.

Na tarde de 17 de maio, o Auditório 1 da FPCEUP acolheu também o lançamento do “Manual de Intervenção Psicológica com Pessoas LGBTQIA+: Uma Perspetiva Individual, Familiar e Comunitária”. Sob a chancela da Editora PACTOR e com coordenação de Jorge Gato, este livro conta com a colaboração de Daniel Seabra, Miguel Filipe, Luana Cunha-Ferreira, Carolina Biasutti, Daniela Leal, Telmo Fernandes e Pedro Teixeira. A apresentação esteve a cargo da Dra. Sandra Ribeiro, Presidente da CIG, numa iniciativa que visa promover a inclusão e o respeito pela diversidade de género e orientação sexual.