Está já disponível para download o n.º 69 da revista ESC – Educação, Sociedade & Culturas, intitulado Educação, Liberdade e Democracia: Celebrar 50 Anos do 25 de Abril.
Este número conta com a edição de Sofia Marques da Silva e Sofia Pais, docentes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da U.Porto (FPCEUP) e Membros do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), e de Armando Loureiro, docente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e também membro do CIIE.
“Celebrar 50 anos é escrever de memória vários pontos de interrogação aos caminhos feitos: social, político, económico, cultural. Faz meio século que Portugal colocou um ponto final em quatro décadas de ditadura fascista. As transformações ocorreram nos diferentes setores da nossa sociedade e, em alguns deles, como no da educação, procurámos compensar em poucas décadas séculos de atraso e de desinvestimento intencional. Consolidou-se uma escola pública, não já reservada a elites, mas aberta a crianças e jovens de realidades e contextos diversificados. Procurou-se garantir a igualdade de oportunidades de acesso e sucesso nos diferentes ciclos de estudos do nosso sistema de ensino. Este movimento foi acompanhado de largas expectativas sobre a escola, esperando-se que contribuísse de forma mais efetiva para a mobilidade social ascendente; para o desenvolvimento de cidadãos/ãs críticos/as e capazes de participar na sociedade; para formar pessoas para futuros mais incertos e rápidas transformações no mundo do trabalho. A história pública das escolas, nomeadamente no ensino superior, mostra caminho feito para que a educação de qualidade não esteja apenas reservada a “herdeiros”. Esse caminho tem sido feito não apenas na e através desta instituição, mas também de muitas outras da sociedade civil que têm dado realce ao papel que a educação, nas suas diferentes facetas, tem tido na promoção dos valores de Abril.”