Apesar da relação estreita e bidirecional existente entre a imagem corporal e a atividade física, há pouco investimento na formação de profissionais destas áreas. Num esforço para colmatar essa carência e minimizar os seus efeitos, o projeto BIIPA (Body Image and Inclusive Physical Activity) vai disponibilizar um kit de materiais educativos que podem ser integrados de forma flexível nos ciclos de estudo das instituições de ensino superior.
Desenvolvidos ao longo de dois anos, os materiais visam capacitar profissionais das áreas da Psicologia, Saúde Pública, Educação Física e Desporto a promoverem a imagem corporal positiva. O kit incluiu material de suporte para aulas, atividades a realizar, guias para o estudo autónomo e materiais para avaliar as competências dos estudantes. Adicionalmente, foram ainda criadas apresentações breves e acessíveis, pensadas para o público em geral (mini-cursos) que sintetizam algumas orientações e mensagens-chave importantes sobre o tópico.
No momento da disseminação das conclusões e resultados do projeto BIIPA, a expectativa é, segundo Sandra Torres, docente do Departamento de Psicologia da FPCEUP, “contribuir significativamente para capacitar diferentes grupos profissionais no domínio da imagem corporal, promovendo oportunidades inclusivas para a prática de atividade física e melhorando o desempenho desportivo aliado à saúde física e mental”.
Coordenado pela Universidade de Kristianstad (Suécia), o BIIPA contou com o financiamento da União Europeia (2022-1-SE01-KA220-HED-000088261). Para além de Sandra Torres, a equipa portuguesa contou com a colaboração de Catherina Jonsson, psicóloga clínica doutorada pela FPCEUP.
O BIIPA estará concluído no final de dezembro de 2024 e, a partir desta data, todos estes conteúdos estarão disponíveis e de livre acesso no site do projeto.