As novas substâncias psicoativas (NSP) representam um grupo grande e crescente de compostos químicos, principalmente de natureza sintética, caracterizados por propriedades farmacológicas e toxicológicas particularmente perigosas para a saúde dos consumidores.
A nível europeu, estima-se que cerca de 5% dos jovens europeus com idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos já tenham consumido, pelo menos, uma destas novas drogas (Flash Eurobarómetro, 2011). O Relatório ESPAD (2015) identificou, por exemplo, um número crescente (3-4%) de estudantes de 15 a 16 anos em 24 países europeus que consomem frequentemente NSP.
A maioria dos “novos consumidores” de NSP provém do grupo etário dos 15-16 anos, pelo que a escola pode certamente representar um ambiente importante onde se podem melhorar os conhecimentos e desenvolver estratégias eficazes para promover a agência dos estudantes, a capacidade reflexiva dos estudantes e as competências essenciais para combater o abandono escolar precoce e o abuso das substâncias acima referidas.
O projeto Innovative teaching and learning paths for the prevention of new drugs abuse (INES) visa criar as condições para apoiar a criação de redes de colaboração entre professores, peritos externos e estudantes para encontrar, testar, adaptar e utilizar (no âmbito de fluxos de trabalho de ensino comuns) estratégias e recursos didácticos para abordar o problema das NSP.
A formação, em formato BIP – Blended Intensive Programme, resulta da parceria entre as seguintes Instituições de Ensino Superior:
INSTITUIÇÃO COORDENADORA:
Universidade de Bolonha
INSTITUIÇÕES PARCEIRAS:
Universidade da Transilvânia
Universidade do Porto
Charles University, Praga
Universidade de Málaga
COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
No final da formação, os/as formandos/as deverão adquirir as seguintes competências:
– Conhecer o significado e o valor dos Recursos Educativos Abertos;
– Conhecer os riscos para a saúde associados à disseminação das NSP;
– Identificar as peculiaridades de uma abordagem de investigação interdisciplinar que aborde a questão das NSP, explorando uma pluralidade de perspectivas e modelos de intervenção;
– Descrever as características dos canabinóides sintéticos, dos análogos da catinona e das fenetilaminas;
– Descrever os efeitos tóxicos do consumo de NSP;
– Identificar os principais canais de distribuição de NSP (por exemplo, a darkweb);
– Identificar exemplos de representação da toxicodependência nos principais canais (cinema, música, jogos de vídeo, etc.);
– Conhecer o papel da alimentação como promotor de um envelhecimento saudável.
A formação abordará especificamente:
– Classificação e categorização dos NPS;
– Efeitos tóxicos e avaliação dos riscos;
– Canais de difusão;
– Representação do uso de NPS em canais de difusão.
DESTINATÁRIOS:
Estudantes do 2º e 3º ciclo, em programas interdisciplinares com a educação.
INFORMAÇÕES:
Data de início e fim:
– componente presencial – de 30/06/2025 a 04/07/2025 (5 dias), a decorrer em Bolonha com disponibilidade de financiamento;
– componente virtual – entre 30/04/2025 e 20/06/2025.
Créditos – 3 ECTS
Nível de Inglês exigido: B2
O curso poderá ser objeto de creditação nos diferentes ciclos de estudo, de acordo com indicações dos Diretores de Curso.
Os candidatos interessados em frequentar a formação deverão formalizar a candidatura através do envio de email para:
[email protected] – até 6 de abril, anexando informação curricular, número de estudante e carta de motivação.