Miguel Correia, que frequenta o segundo ano do Programa Doutoral em Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da U. Porto (FPCEUP), é o novo Embaixador para as Carreiras Europeias na U.Porto para o ano letivo 2024/2025.
O cargo, que representa um ponto de contacto entre a comunidade académica e as instituições europeias, nomeadamente através do European Personnel Selection Office (EPSO), promove a divulgação de oportunidades de estágios, de trabalhos e de carreiras que, de outra forma, seriam menos visíveis para uma parte significativa da comunidade da U.Porto.
“A minha intenção é realizar um mandato de proximidade à comunidade, seja o corpo estudantil, seja o corpo docente e não-docente. Em larga medida, as carreiras europeias apresentam-se como uma possibilidade para toda a comunidade académica”, afirma Miguel Correia, que terá um papel enquanto facilitador de informação e poderá também prestar apoio nos processos de candidatura.
As oportunidades na União Europeia incluem, entre outros, estágios como o Blue Book, na Comissão Europeia, e vagas de trabalho nas diversas instituições europeias e agências “em diferentes áreas, como justiça, educação, psicologia, economia e investigação”; nas quais “as pessoas têm a oportunidade de consolidar todo um percurso profissional”.
“Ao longo do próximo ano serão desenvolvidas uma série de atividades junto da comunidade académica, tanto dentro da U.Porto, como em lugares sociais e profissionais por onde navega a nossa comunidade”, promete o novo Embaixador.
Informações atualizadas estão disponíveis no LinkedIn e no Instagram da EU Careers Portugal.
E-mail: [email protected].