José Albino Lima, Professor e Presidente do Conselho Pedagógico da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da U.Porto (FPCEUP), foi entrevistado pela jornalista Rita Neves Costa para o Jornal de Notícias a 19 de março (Dia do Pai), sobre a parentalidade tardia.
José Albino Lima (…) destaca que existem transformações sociais significativas na parentalidade e que as interações com os filhos podem ser diferentes consoante a idade.
Existem diferenças na forma como os pais mais velhos interagem?
Há diferenças entre os pais mais velhos e os pais mais novos nas formas de interação. Os estudos dizem- -nos que os pais mais velhos, sobretudo a partir dos 40 anos, são tendencialmente mais responsivos, estimulantes e afetuosos com os filhos. Todos têm um ciclo de desenvolvimento. Um pai com 25 ou 30 anos tende a interagir mais com os filhos em atividades físicas. Os pais mais velhos compensam, ou melhor, direcionam as suas interações com os filhos para a natureza cognitiva. Há vários estudos que relacionam a idade do pai com as formas de envolvimento. Mas existem múltiplos fatores.
> Leia a entrevista na integra.