A edição inaugural das Jornadas de Psicologia e Ciências da Educação realizou-se no passado dia 4 de dezembro – e superou expectativas.
“Embora com um tempo limitado de divulgação, reunimos um total de 40 submissões de trabalhos – 10 das Ciências da Educação e 30 da Psicologia – com apresentações lideradas tanto por estudantes de Licenciatura (7 submissões) quanto de Mestrado (33 submissões)”, afirma Alessandra Souza, investigadora da FPCEUP e uma das impulsionadoras do evento. “Contamos também com a colaboração de estudantes de Doutoramento que moderaram as seis sessões de apresentações orais, e uma vasta representação do corpo docente e investigador na Comissão Científica de avaliação das apresentações – num total de 19 membros de ambos os Departamentos”.
As apresentações orais e a sessão de pósteres centraram-se em 6 grandes áreas: 1) Sexualidade/Género; 2) Diversidade e integração; 3) Educação; 4) Saúde e Bem-Estar; 5) Comportamento Social e Organizacional; e 6) Desenvolvimento, Família e Educação.
“O feedback dos estudantes e da comissão avaliadora foi extremamente positivo. Esta foi uma oportunidade rica para o desenvolvimento de habilidades de disseminação de conhecimento científico, receção de feedback dos projetos desenvolvidos, bem como partilha e confraternização com todos os membros da Faculdade”.
Fruto da iniciativa dos Conselhos Executivo e Científico da FPCEUP, com o apoio das Direções dos Departamentos de Psicologia e Ciências da Educação e dos dois Centros de Investigação (CPUP e CIIE), as Jornadas contaram com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos, que vai atribuir 500 euros a cada um dos seis vencedores, para cobrir as despesas da apresentação dos trabalhos em eventos científicos no próximo ano.
Os trabalhos premiados serão divulgados em breve pela Comissão Científica.
“Esperamos que esta iniciativa, com previsão de recorrência anual, possa estimular o interesse na complementação da formação dos estudantes com atividades de investigação e intervenção, bem como de disseminação deste conhecimento, enriquecendo a formação dos nossos estudantes e oferecendo um maior leque de oportunidades profissionais”, conclui Alessandra Souza.