Tendo como mote os desafios e as oportunidades que surgem a partir dos atuais conceitos de Inteligência Emocional e de Inteligência Artificial, a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e a Porto Executive Academy (PEA) acolheram, nos dias 6 e 7 de junho, o evento Inteligência Emocional vs. Inteligência Artificial: Desafios e Oportunidades para a Educação e para o Trabalho.

Coorganizado pela Professora Luísa Faria (FPCEUP) e pela Professora Florbela Silva (Porto Executive Academy), o evento reuniu académicos e especialistas nacionais e internacionais para explorarem o potencial destes dois tipos de inteligência e refletirem sobre o seu inevitável impacto nos contextos educacionais e laborais.

John Pellitteri, dos EUA, e Chris Skinner, da Austrália, foram dois dos académicos internacionais que marcaram presença no evento, que contou também com especialistas nacionais dessas áreas de investigação, em diversos workshops, e com a presença do Secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa Pedro Dantas da Cunha.

O rápido desenvolvimento da Inteligência Artificial tem vindo a revolucionar a sociedade em vários domínios, a um ritmo acelerado, suscitando questões sobre o futuro da Humanidade e os modos de vida. Um tema em constante evolução que continuará a ocupar espaço no mundo mediático e académico nos próximos anos.