O Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto acolheu, ontem, a sessão comemorativa do 114.º Aniversário da Universidade, precedida, como todos os anos, pelo tradicional Cortejo Académico dos professores doutorados da instituição. A Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da U.Porto (FPCEUP) marcou presença com o seu Diretor, Pedro Nobre, e a Sub-Diretora, Amélia Veiga, para além de um grupo de docentes e de investigadores premiados durante a cerimónia, comprovando que inovação pedagógica e investigação científica de excelência caminham lado a lado numa Faculdade prestes a completar 45 anos.
Prática Pedagógica Inovadora
A FPCEUP destacou-se duplamente no Prémio Prática Pedagógica Inovadora, uma iniciativa que reconhece os projetos pedagógicos mais inovadores, desenvolvidos por docentes da U.Porto.
Sofia Pais, do Departamento de Ciências da Educação, recebeu o prémio atribuído ao projeto A comunidade como Prática: um espaço transdisciplinar e colaborativo de intervenção, em nome de uma equipa que incluía docentes de sete unidades orgânicas: Isabel Menezes, Catarina Brandão, Cidália Duarte, Diana Alves, Norberto Ribeiro, Pedro Ferreira, Teresa Silva Dias e a própria Sofia Pais, todos da FPCEUP; Cristina Parente (FLUP); Helena Sofia Lopes(FEUP); Mário Mesquita (FAUP); Marta Resende (FMDUP); Sofia Cruz (FEP); e Antero Ferreira (FBAUP).
Carla Malafaia, do Departamento de Ciências da Educação, recolheu o prémio atribuído ao projeto Metodologias de investigação: Laboratório de Metodologias Quantitativas, implementado nas aulas da docente Isabel Menezes e da própria Carla Malafaia.
Excelência na Investigação Científica
A sétima edição do Prémio de Excelência na Investigação Científica distinguiu, pela primeira vez, não um, mas seis cientistas. Entre os vencedores esteve Fernando Ferreira-Santos, Diretor do Mestrado em Psicologia da FPCEUP, a quem foi atribuído o prémio na área de Ciências Sociais, em ex aequo com Fantina Tedim (FLUP).
O trabalho de Fernando Ferreira-Santos, enquanto investigador, foca-se nas áreas da Neurociência Social e Afetiva, com ênfase nos domínios da perceção da emoção ao longo do desenvolvimento e da influência da emoção na cognição social.
Prémio Incentivo
Micaela Caldeira Sousa, aluna a frequentar o 2.º ano de Psicologia, foi uma das vencedoras do Prémio Incentivo. Atribuído desde 2010 aos melhores estudantes do 1.º ano dos cursos de Licenciatura e de Mestrado integrado da U.Porto, o Prémio Incentivo corresponde a um montante individual equivalente ao valor da propina anual aplicada a estudantes nacionais da U.Porto.
Uma história com 114 anos
A Universidade do Porto foi constituída formalmente a 22 de março de 1911. A sua origem, porém, remonta a 1762 e à Aula Náutica criada por decreto régio a pedido dos principais comerciantes vinícolas da cidade.
Com 114 anos, como sublinhou o Reitor António de Sousa Pereira no seu discurso de encerramento, a instituição é “considerada uma das cem mais prestigiadas da Europa pelo conceituado ranking de reputação da revista Times Higher Education, confirmando a liderança nacional da U.Porto na generalidade dos rankings internacionais que avaliam o ensino superior”.
Atualmente, a U.Porto conta com 14 faculdades, entre alas a FPCEUP desde 1980, uma business school, 48 unidades de investigação, entre elas o CPUP e o CIIE, sediadas na FPCEUP e com financiamento da FCT, mais de 35 mil estudantes e cerca de 3.700 docentes e investigadores.