A Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da U.Porto (FPCEUP) e a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP) oficializaram, no passado dia 12 de maio, um convénio de Dupla Titulação que reforça a cooperação académica e científica entre as duas instituições.
De carácter inovador, o acordo permitirá o reconhecimento mútuo da formação doutoral entre o Programa Doutoral em Sexualidade Humana (PDSH) da FPCEUP e os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu Nível Doutorado da FM-USP.
Os/as estudantes futuramente abrangidos/as por este acordo terão a possibilidade de realizar pelo menos um ano letivo na instituição parceira — em São Paulo (para os estudantes da FPCEUP) ou no Porto (para os estudantes da FM-USP) — e obter dois diplomas: um atribuído pela FPCEUP e outro pela FM-USP.
A sessão de oficialização do acordo teve lugar nas instalações da FM-USP, em São Paulo, e contou com a presença de Conceição Nogueira, Professora da FPCEUP e Diretora do PDSH, e de vários representantes da FM-USP: Marcia Couto (Presidente da Comissão de Pós-Graduação); Rossana P. Francisco (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Obstetrícia e Ginecologia); Alexandra Brentani (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Pediatria); Francisco Lotufo Neto (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria); Edson Abdala(Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas e Saúde Global) e Clovis A. Silva (Professor Titular do Departamento de Pediatria).
O convénio representa um passo significativo rumo à internacionalização da formação doutoral na área da Sexualidade Humana, fomentando a mobilidade académica, o intercâmbio científico e a colaboração entre equipas de investigação de excelência em Portugal e no Brasil.