A Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) acolheu, a 5 de maio, uma sessão formativa dedicada ao tema Articulação Curricular e Interdisciplinaridade no Ensino Superior. Promovida pelo Conselho Pedagógico, a iniciativa reuniu docentes e representantes de estudantes das licenciaturas em Psicologia e em Ciências da Educação, num espaço de diálogo e construção conjunta centrado na melhoria dos percursos de aprendizagem.
Os participantes envolveram-se ativamente em atividades teórico-práticas, analisaram casos reais e desenvolveram exercícios colaborativos. O principal objetivo foi pensar estratégias para uma maior integração entre Unidades Curriculares, valorizando o papel da interdisciplinaridade como alicerce de uma aprendizagem mais coerente e significativa.
A formação teve como ponto de partida preocupações anteriormente identificadas em reuniões com diretores de curso, coordenadores de ano e representantes estudantis, sublinhando a necessidade de uma maior articulação pedagógica. Como resultado, foram elaborados esboços de planos de articulação curricular, com aplicação prevista nos cursos da FPCEUP.
A iniciativa destacou também a importância do trabalho colaborativo entre docentes e do diálogo entre diferentes áreas científicas, como elementos essenciais para fortalecer a qualidade do ensino. Para além da partilha de boas práticas, este momento reforça o compromisso da FPCEUP com uma cultura académica que valoriza a excelência, a inovação pedagógica e a construção coletiva de soluções educativas.
Esta formação integra-se nas estratégias de qualificação pedagógica da instituição e reafirma o seu papel ativo na promoção de um ensino superior mais integrado e centrado no estudante.