Março, 2024

Sex01Mar11:00Sex12:30Provas de Doutoramento em Psicologia - Joana Filipa Freire Teixeira de Oliveira Pinto11:00 - 12:30 FPCEUP - Auditório 1Tipo de evento:Provas académicasLocal:Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação

Detalhes

Apreciação da tese intitulada “Efficacy of a neurocognitive training programme with multisensory integration in major neurocognitive disorder“.
Prova de doutoramento no ramo de Psicologia, requeridas pela Mestre Joana Filipa Freire Teixeira de Oliveira Pinto.


Equipa de orientação:
Doutor Manuel Fernando dos Santos Barbosa, Professor Associado da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Doutora Artemisa Agostinha Monteiro da Rocha Dores, Professora Coordenadora da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Instituto Politécnico do Porto.
Doutor Bruno Miguel Raposo Távora de Barros Peixoto, Professor Associado e no Instituto Universitário de Ciências da Saúde, CESPU.

Júri:
Presidente:
Doutora Maria de São Luís de Vasconcelos Fonseca e Castro Schöner, Professora Catedrática da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Vogais:
Doutora Maria Vânia Silva Nunes, Professora Associada da Universidade Católica Portuguesa.
Doutor Luís Manuel Coelho Monteiro, Professor Auxiliar do Instituto Universitário de Ciências da Saúde, CESPU.
Doutor Manuel Fernando dos Santos Barbosa, Professor Associado da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto – orientador.
Doutora Maria Selene Henriques da Graça Vicente, Professora Auxiliar da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

A sessão é pública e de acesso livre a todas as pessoas interessadas.


RESUMO

Objetivo: A investigação que conduziu a esta tese teve como objetivo examinar a eficácia do treino neurocognitivo na Perturbação Neurocognitiva (PN) Major leve a moderada, comparando um programa manipulativo (NeuroRi) com ou sem uma componente de Integração Multissensorial (IM) com um programa de base tecnológica atualmente disponível no mercado (NeuronUP).
Método: O planeamento do treino neurocognitivo foi suportado por duas propostas teóricas, e o desenho da componente de IM foi informado por três revisões da literatura distintas. Uma amostra de 110 idosos foi recrutada tanto em centros de dia como em lares de idosos. Destes, 46 foram diagnosticados com PN Major leve a moderada e completaram um protocolo de avaliação neuropsicológica pré e pós-intervenção e um acompanhamento (follow-up) de 4 meses. Estes participantes foram aleatoriamente designados para quatro grupos: NeuroRi (n = 11); NeuroRi com uma componente de IM (n = 9); NeuronUP (n = 7); e grupo de controlo passivo (n = 16). Os participantes completaram duas sessões por semana com tarefas neurocognitivas (com duração de 45 a 60 minutos) durante quatro meses de intervenção.
Resultados: Foi realizada uma regressão multilinear para encontrar a combinação de resultados pré-intervenção obtidos nas tarefas sensório-percetivas que melhor preveem o funcionamento neurocognitivo. Os resultados obtidos na grafestesia, na função olfativa e na perceção de cores são o modelo que melhor prevê o funcionamento neurocognitivo global. No geral, os resultados sugerem que o NeuroRi conduziu a resultados mais favoráveis em diversos domínios neurocognitivos, especialmente quando combinado com a IM, incluindo nas funções sensório-percetivas, que parecem manter-se na avaliação de follow-up, apesar do número reduzido de participantes.
Conclusão: A principal conclusão desta tese é que os programas de treino neurocognitivo manipulativos e individualizados com um componente de IM podem melhorar os resultados da intervenção na PN Major leve a moderada. No entanto, são discutidas recomendações para estudos futuros, especialmente para superar as limitações e aumentar a validade ecológica das intervenções.

Palavras-chave: Perturbação Neurocognitiva Major; treino neurocognitivo; integração multissensorial; validade ecológica


ABSTRAT

Objective: The research leading to this thesis was intended to examine the efficacy of neurocognitive training for mild to moderate Major Neurocognitive Disorders (ND), comparing a hands-on programme (NeuroRi) with or without a Multisensory Integration (MI) component with a technology-based programme currently available on the market (NeuronUP).
Method: The planning of the neurocognitive training was supported by two theoretical proposals and the design of a MI component was informed by three distinct literature reviews. A sample of 110 older adults were recruited from both daycare centres and nursing homes. Of these, 46 were diagnosed with mild to moderate Major ND and completed a neuropsychological assessment protocol at pre-, post-intervention, as well as a 4-month follow-up. These participants were randomly assigned to four groups: NeuroRi (n = 11); NeuroRi with a MI component (n = 9); NeuronUP (n = 7); and passive control group (n = 16). Participants completed two sessions per week with neurocognitive tasks (lasting between 45-60 minutes), during four months of intervention.
Results: A multilinear regression was conducted to find the combination of preintervention results obtained in sensory-perceptual tasks that best predicts neurocognitive function. Results obtained in graphesthesia, olfactory function, and colour perception is the model that best predicts global neurocognitive function. Overall, the results suggested that NeuroRi led to more favourable results, particularly when in combination with MI, in various neurocognitive domains including sensoryperceptual functioning, which seemed to persist in follow-up assessment, despite the reduced number of participants.
Conclusion: The main conclusion of this thesis is that individualized hands-on neurocognitive training programmes with a MI component may improve intervention outcomes in mild to moderate Major ND. However, recommendations for future studies are discussed, namely to overcome limitations and increase the ecological validity of the interventions.

Keywords: major neurocognitive disorders; neurocognitive training; multisensory integration; ecological validity


RESUMÉE

Objectif : La recherche qui a conduit à cette thèse visait à examiner l’efficacité de l’entraînement neurocognitif pour les troubles neurocognitifs (TN) majeurs légers à modérés, en comparant un programme pratique (NeuroRi) avec ou sans composante d’intégration multisensorielle (IM) à un programme technologique basé sur la technologie actuellement disponible sur le marché (NeuronUP).
Méthode : La planification de l’entraînement neurocognitive s’est appuyée sur deux propositions théoriques, et la conception de la composante d’IM s’est appuyée sur trois analyses documentaires distinctes. Un échantillon de 110 personnes âgées a été recruté dans des centres d’accueil de jour et dans des maisons de retraite. Parmi elles, 46 ont été diagnostiquées avec un TN majeur léger à modéré et ont complété un protocole d’évaluation neuropsychologique pré-intervention, post-intervention et 4 mois de suivi. Ces participants ont été répartis de façon aléatoire en quatre groupes : NeuroRi (n = 11) ; NeuroRi avec une composante d’IM (n = 9) ; NeuronUP (n = 7) ; et un groupe de contrôle passif (n = 16). Les participants ont complété deux séances hebdomadaires de tâches neurocognitives (d’une durée de 45 à 60 minutes), pendant quatre mois d’intervention.
Résultats : Une régression multilinéaire a été effectuée pour trouver la combinaison des résultats pré-intervention obtenus dans les tâches sensorielles-perceptives qui prédit le meilleur fonctionnement neurocognitif. Les résultats obtenus dans la graphesthésie, la fonction olfactive et la perception des couleurs sont le modèle qui prédit le mieux le fonctionnement neurocognitif global. Dans l’ensemble, les résultats suggèrent que NeuroRi a conduit à des résultats plus favorables, en particulier lorsqu’il est combiné à l’IM, dans divers domaines neurocognitifs, y compris la fonction sensorielleperceptive, qui semblent se maintenir dans l’évaluation de suivi, malgré le petit nombre de participants.
Conclusion : La principale conclusion de cette thèse est que des programmes d’entraînement neurocognitif pratiques et individualisés avec une composante d’IM peuvent améliorer les résultats de l’intervention dans le TN majeur léger à modéré. Cependant, des recommandations pour de futures études sont discutées, en particulier pour surmonter les limitations et augmenter la validité écologique des interventions.

Mots-clés : Trouble Neurocognitif Majeur ; entraînement neurocognitif ; intégration multisensorielle ; validité écologique

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